Trabalhos elaborados no âmbito do projeto “RAMA” estiveram em exposição na Paços

30.11.2022

Imagem da inauguração da exposição

Trabalhos elaborados em residência artística no âmbito do primeiro ano de atividade do projeto “RAMA” estiveram patentes na Paços - Galeria Municipal, entre os dias 27 de agosto e 26 de novembro, por meio da exposição Uma certa prática da Atenção.

Recorde-se que o "RAMA | Residências Artísticas" é um projeto destinado a artistas, investigadores e curadores, a funcionar nas aldeias da Maceira e Alfeiria (as quais se situam nos territórios, respetivamente, da União das Freguesias de Dois Portos e Runa e da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões), com o apoio da Câmara Municipal (sendo que um dos espaços afetos a esse projeto é o da antiga Escola Primária da Alfeiria, que foi cedido pela Câmara Municipal para o mesmo).

Ocupando todos os espaços da Paços, a exposição Uma certa prática da Atenção procurou estabelecer momentos de encontro entre os universos singulares de cada artista representado na mesma, possibilitando uma leitura dialógica em torno da Atenção enquanto mecanismo percetivo, cognitivo e orientador do processo criativo.

Com curadoria de Ana Anacleto, Uma certa prática da Atenção foi constituída por obras da autoria de: Ana Caetano, Ana Luísa Ribeiro, Ângela Dias, António Bokel, Beatriz Neves Fernandes, Catarina Gentil, Claudia Lima, David Correia Gonçalves, Diogo Magro Viegas, Duarte Filipe, Elizabeth Langford, Franka Struys, Gwendolyn van der Velden, HElena Valsecchi, Inês Ferreira-Norman, Jéssica Gaspar, Maria João Gromicho, Patrícia Timóteo, Sean Negus, Silvia Pallini, Sofia Castanheira e Stefanía Ólafsdóttir.

No dia 4 de novembro teve lugar, na Sala 3 da Paços, a sessão de lançamento do catálogo da exposição, tendo na ocasião se realizado uma conversa em torno da temática da mesma - em que se abordou a Atenção no processo de criação e de fruição, valorizando-se as questões relacionadas com a aprendizagem e a descoberta -, a qual foi moderada por Ana Anacleto e em que participaram Luísa Soares de Oliveira (critica de arte e professora na Escola Superior de Artes e Design), Paulo Brighenti (coordenador do “RAMA”) e Catarina Sobreiro (chefe da Divisão de Cultura, Património Cultural e Turismo da Câmara Municipal). Antes do início dessa conversa, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, efetuou um breve enquadramento da atividade da Galeria Municipal, tendo, após o fim da conversa, diversos artistas cujos trabalhos estiveram patentes na exposição dado o seu testemunho sobre a residência que realizaram no âmbito do projeto “RAMA”.

1452 visitas foram contabilizadas na exposição Uma certa prática de Atenção. Em torno desta mostra realizaram-se duas visitas-guiadas para o público em geral, nas quais se registaram 44 participações. No que concerne a outras atividades fisicamente presenciais de serviço educativo desenvolvidas em torno dessa exposição (uma oficina de cerâmica; uma atividade para famílias que teve como fio condutor a temática da Água; uma outra atividade para famílias, de execução de pinturas aromáticas; e atividades para a comunidade escolar, nomeadamente visitas e oficinas), verificaram-se 237 participações. Já nas atividades de serviço educativo realizadas por via digital em torno da exposição Uma certa prática da Atenção contabilizaram-se 67 interações.

Refira-se ainda que no âmbito desta mostra realizou-se, no dia 19 de novembro, no Porta 5 - Espaço Cultural, a performance Um elo quase inquebrável - 663kms (da autoria de Inês Ferreira-Norman e também interpretada por esta artista).

Última atualização: 02.12.2022 - 11:11 horas