Trabalhos de limpeza de terrenos estão a decorrer no Concelho

29.06.2019

Fotografia da brigada de Sapadores Florestais da OesteCIM

A brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM iniciou, no dia 25 de junho, os trabalhos de gestão de combustível na rede viária florestal da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo. Esta freguesia foi considerada de 1ª prioridade pelo Governo português, no âmbito da estratégia de prevenção de incêndios.

A intervenção, que irá decorrer até 15 de julho, nos caminhos municipais entre o Maxial e a Ereira e entre a Ereira e a Ermegeira, inclui o corte e remoção da vegetação numa largura de 10 metros, em ambos os lados das vias, e corte de árvores de forma a garantir o espaçamento entre copas exigido legalmente.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo, Celso Carvalho, acompanharam a execução dos trabalhos, que têm como objetivo prevenir os fogos florestais, diminuir a probabilidade de ignições por negligência e garantir a segurança rodoviária em caso de incêndio.

Estão também a decorrer limpezas para constituição de faixas de gestão de combustível na Estrada Nacional 8-2, entre a Paio Correia e a cidade de Torres Vedras. Esta intervenção foi adjudica à empresa SILVAPOR, por aproximadamente 85 mil euros, e contempla uma área de 64 hectares.

A execução dos trabalhos teve início a 11 de junho, estando já concluída a intervenção no troço entre a saída Torres Vedras Norte da A8 e o Parque do Choupal.

Sublinhe-se que a madeira resultante da intervenção pode ser recolhida pelos proprietários dos terrenos, desde que o façam imediatamente após a conclusão dos trabalhos.

Última atualização: 29.06.2019 - 11:46 horas