Trabalho resultante do projeto “Ensemble Intercultural – Uníssono” foi apresentado

27.02.2023

Imagem do espetáculo final do projeto

O projeto “Ensemble Intercultural – Uníssono” permitiu promover a aproximação entre culturas e tradições de diferentes comunidades migrantes existentes no Concelho por meio da música, dança e poesia.

Promovido pelo Município de Torres Vedras, em parceria com a associação Musicálareira, esse projeto decorreu entre maio de 2021 e dezembro de 2022 por meio de sessões semanais realizadas no Porta 5 – Espaço Cultural. Nesses encontros foram recolhidos conteúdo/contributos, nas áreas da música, dança e poesia, associados aos países de origem dos participantes (Nepal, Ucrânia, Moldávia, Israel, França, Grécia, Bulgária e Portugal). Todo o material recolhido e trabalhado foi posteriormente, durante o ano de 2022, adaptado pela equipa da MusicÁlareira para a elaboração de uma composição final, nomeadamente por Rúben Monteiro (que foi responsável pela coordenação de todo o processo e pela composição e produção das músicas), Carla Costa (que concebeu a coreografia para as danças) e Christian Marr’s (que elaborou os textos para as poesias).

Essa composição final está disponível em forma de vídeo (com uma duração de cerca de 25 minutos) no Youtube.

Na mesma estão envolvidos: Rúben Monteiro (direção, rubab afegão, laouto de Creta, guitarra, oud turco e sanfona), Carla Costa (dança), Christian Marr's (poesia, declamação, bouzouki e guitarra), Michel Foray (sanfona e voz), Niki Paterianaki (voz e dança), Corina Lozovan (declamação), Pushpa Poudel (declamação), David Bitton Coutinho (guitarra e voz), Bibek Dahal (voz), Ema Rocha (dança), Andrea Santos (dança), Rita Pereira (dança) e Joana Fiéis (dança).

O espetáculo final do projeto “Ensemble Intercultural – Uníssono” foi apresentado no passado dia 5 de fevereiro, no Teatro-Cine. Durante esse espetáculo, para além da exibição do referido vídeo, foram interpretados ao vivo alguns temas por migrantes envolvidos no projeto. A esse espetáculo assistiram 84 pessoas, nomeadamente parceiros do Plano Municipal para a Integração de Migrantes, migrantes e elementos da comunidade em geral.

De referir que o projeto “Ensemble Intercultural – Uníssono” integra o Plano Municipal de Integração de Migrantes, sendo que as ações deste plano são, recorde-se, financiadas em 75% pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração e em 25% pelo Município.

Última atualização: 28.02.2023 - 11:16 horas