Torres Vedras reafirma-se enquanto “Autarquia + Familiarmente Responsável”

31.01.2023

Fotografia da vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, ao receber a bandeira.

Torres Vedras recebeu a bandeira “Autarquia + Familiarmente Responsável” no passado dia 26 de janeiro. A distinção do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis reconhece a implementação de políticas “amigas” das famílias pelo Município de Torres Vedras, que recebeu o galardão pelo 14.º ano consecutivo.

A atribuição da bandeira teve em conta as medidas de apoio às famílias praticadas durante o ano de 2021 como o Programa de Emergência Alimentar, Habitacional e Social - que apoiou 95 pessoas em situação de vulnerabilidade com uma comparticipação financeira de 18.560,48 € -, a manutenção da Linha de Apoio Psicossocial e a inauguração do Centro de Atendimento Social Integrado de Torres Vedras.

Além destas medidas e das iniciativas já implementadas em anos anteriores, o galardão considerou a Estratégia Local de Habitação do Município de Torres Vedras (com vista a efetuar candidatura ao programa 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação), o programa “Aqui, acolá por onde andará?” (maletas pedagógicas que, em 2021, percorreram 45 instituições destinadas aos seniores do Concelho) e a divulgação de informação atualizada sobre a situação pandémica local no site e nas redes sociais do Município.

A atribuição da bandeira “Autarquia + Familiarmente Responsável” resulta de um inquérito a nível nacional e distingue os municípios que adotam políticas efetivas de apoio às famílias em várias áreas de atuação.

Última atualização: 31.01.2023 - 18:42 horas