Torres Vedras ocupa o 20.º lugar em índice de transparência municipal

23.11.2020

Fotografia da fachada do edifício multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras

A Câmara Municipal de Torres Vedras ficou em 20.º lugar na avaliação de transparência realizada às câmaras municipais das 50 maiores cidades de Portugal. O estudo desenvolvido pela DYNTRA analisou 139 indicadores em matéria de transparência e boas práticas.

A autarquia cumpriu 37,41% dos indicadores, que estão divididos por seis grupos: Transparência Municipal, Participação e Colaboração dos Cidadãos, Transparência Económico-financeira, Contratos, convenções e subvenções, Urbanismo e obras públicas e Open Data.

Os resultados do estudo, que avaliou as câmaras municipais das 50 cidades com maior população de Portugal continental, mostram que a média de cumprimento dos indicadores é de 35,78%. Esta avaliação é dinâmica, contemplando a contínua atualização dos resultados de acordo com as alterações promovidas pelos municípios.

A DYNTRA é uma plataforma que visa promover a transparência das administrações públicas municipais, regionais e estatal, com projetos e metodologias desenvolvidos em vários países. Estes estudos medem o cumprimento dos indicadores desenvolvidos pela plataforma para avaliar a adequação às necessidades dos cidadãos em matéria de transparência e boas práticas.

Publicado: 23.11.2020 - 17:46 horas