Torres Vedras no (bom) caminho da sustentabilidade…

16.12.2014

72% das ações previstas no plano de ação da Agenda 21 Local de Torres Vedras já estão concluídas.

Este balanço foi efetuado no 4.º fórum desta agenda 21, que teve lugar no dia 13 de dezembro, no Centro de Educação Ambiental.

De realçar que uma das 10 vertentes deste plano (Bens Comuns/Naturais) já tem todas as suas ações implementadas. Recorde-se que o mesmo inclui 71 ações.

“Agenda 21 Local de Torres Vedras e a Estratégia 2020 para +Sustentabilidade” foi o tema daquele fórum, o qual contou com comunicações de Carlos Miguel (enquanto presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Oeste), João Farinha (da Universidade Nova de Lisboa) e Paulo Franco (da Câmara Municipal de Alenquer) que abordaram respetivamente “A Estratégia 2020”, “Modelos Participativos” e “Orçamento Participativo”, para além da de Nuno Patricio (da Câmara Municipal) que efetuou o balanço da implementação do referido plano.

Na ocasião foram ainda entregues as distinções do Prémio Atitude Sustentável, uma iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal no âmbito da Agenda 21 Local de Torres Vedras que visa reconhecer boas práticas locais que promovam o desenvolvimento sustentável.

Na primeira edição desta iniciativa foram premiados o Hotel Areias do Seixo (pela redução da sua pegada ecológica através da arquitetura do respetivo edifício, da escolha dos materiais do mesmo, do seu sistema de recolha e encaminhamento de águas para utilização em rega e da implementação de infraestruturas para climatização por geotermia e de um sistema de automação multimédia) e a empresa Ambimed pela sua gestão integrada de resíduos hospitalares (que inclui a utilização de novas tecnologias associadas à segurança, eficácia e sustentabilidade ambiental ao “menor custo possível”). Recebeu ainda na ocasião uma menção honrosa o projeto “Sol Criador” do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Luz (que consiste na produção de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos, na substituição de lâmpadas para redução de consumo energético e na produção de água quente por meio de painéis solares térmicos).

Mais informações sobre a Agenda 21 Local de Torres Vedras podem ser obtidas no respetivo site

Última atualização: 25.05.2020 - 15:05 horas