Torres Vedras marcou presença no oitavo fórum da rede Civinet

22.05.2017

Decorreu nos dias 18 e 19 de maio o VIII FORO CIVINET ESPAÑA Y PORTUGAL, na cidade de Valência (Espanha), subordinado ao tema “A cidade para as Pessoas”, onde foram debatidos os modos de participação dos cidadãos e a partilha do espaço público urbano.

O ponto alto do primeiro dia de trabalho deste fórum ocorreu na manhã de 18 de maio com a assinatura do Acordo de Valência das cidades CiViNET Espanha e Portugal – “A cidade para as Pessoas”, em que marcou presença o vereador da Câmara Municipal Hugo Lucas.

De referir que esse acordo tem presente o Livro Verde da Comissão Europeia sobre a Mobilidade Urbana (2007), o Plano de Ação sobre Mobilidade (2009), o Livro Branco sobre o Transporte Urbano (2011) e o Programa da União Europeia para a Inovação e Investigação (Horizonte 2020).

O documento apresenta como objetivos a atingir: os níveis de qualidade do ar estipulados pela Diretiva CE 2008/50 com a diminuição das emissões de CO2; os níveis no campo da energia e das alterações climáticas tal como definido na Diretiva 2009/28 CE; e os estipulados no referido Livro Branco para uma melhor mobilidade urbana sustentável.

É ainda reafirmado neste acordo um conjunto de compromissos como os de: fomentar a priorização das opções de mobilidade pedonal, de bicicleta e de transporte público; realizar um esforço na organização do espaço público para conseguir cidades mais habitáveis e com melhor qualidade de vida; colocar a cidadania no centro das preocupações do desenho urbano das cidades; introduzir medidas para diminuir o risco associado à mobilidade nas cidades, melhorar a acessibilidade e fomentar a existência de meios sustentáveis; promover estratégias de comunicação para a redução das emissões de CO2; e centrar as políticas de mobilidade nas necessidades reais do cidadão.

O documento apela ainda a instâncias europeias e nacionais para a canalização de fundos no sentido das políticas preconizadas no mesmo serem concretizadas.

De realçar que o Município foi neste fórum agraciado com o título de Membro de Honra da respetiva rede pelo seu trabalho e empenho na temática da mobilidade.

Este fórum constituiu um marco no working progress da Rede CIVINET e um instrumento para a prossecução do trabalho com vista ao desenvolvimento de cidades menos motorizadas e mais acessíveis.

De facto, os desafios contemporâneos que são colocados são muitos e variados e só a agregação de esforços, a partilha de conhecimento e experiências, o envolvimento de todos os stakeholders e o compromisso para com as gerações futuras no caminho da mobilidade sustentável - que não conhece espaços e fronteiras -, permitirão a assunção de compromissos que nos conduzam ao mundo que todos nós queremos… um mundo para todos nós!

Em linha com os Objetivos do Desenvolvimento sustentável locais, regionais, nacionais e europeus, a redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa caminha lado a lado com a meta que se preconiza alcançar: qualidade de vida urbana.

Última atualização: 11.03.2019 - 10:39 horas