Torres Vedras marcou presença em encontro intermunicipal sobre voluntariado

27.10.2015

“Estruturas Locais de Voluntariado, que Futuro?” foi tema para um Encontro Intermunicipal que decorreu no dia 22 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa.

Esta iniciativa, que se inseriu no programa Lisboa Capital do Voluntariado 2015 e foi organizada pelas câmaras municipais de Lisboa, Torres Vedras e Cascais por meio dos respetivos bancos locais de voluntariado, e pela Confederação Portuguesa do Voluntariado, contou com a presença de 12 municípios de vários locais do país, de vários bancos municipais de voluntariado, de organizações e entidades ligadas à temática.

Na abertura do encontro, os participantes foram recebidos nas escadarias do Edifício dos Paços do Concelho de Lisboa com uma surpreendente interpretação da música “A minha cidade“ pela Tuna da Universidade Sénior de Torres Vedras, dirigida pela professora Fernanda Pinto. Também os pastéis de feijão de Torres Vedras não faltaram para deliciar os presentes.

João Afonso (vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa), Cláudia Marques (coordenadora do Banco de Voluntariado da Câmara Municipal de Cascais), Ana Umbelino (vereadora da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal) e Susana Queiroga (vice- presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado) abriram o debate, que pretendeu refletir sobre a ação dos bancos locais de voluntariado e os desafios que se colocam no futuro aos mesmos.

Ao longo do dia foram feitas várias intervenções, apresentados exemplos do papel dos bancos municipais de voluntariado e partilhadas experiências de outras estruturas nacionais e internacionais do mesmo âmbito.

Durante a tarde decorreram seis workshops e apresentações da Fundação Eugénio de Almeida e dos três bancos de voluntariado municipais envolvidos neste encontro, tendo cabido a Rita Leote, da Confederação Portuguesa de Voluntariado, apresentar a síntese final dos trabalhos.

Recorde-se que o Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras foi criado em 2006, tendo até hoje envolvido cerca de 600 voluntários e 40 instituições, e no seu âmbito sido desenvolvidos vários projetos. Atualmente estão ativos 120 voluntários e 32 entidades por meio deste banco de voluntariado.

Mais informação sobre o mesmo pode ser obtida neste site

Última atualização: 07.04.2020 - 20:57 horas