Torres Vedras marcou presença em congresso internacional de educação

09.06.2016

Torres Vedras esteve presente no XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras que teve lugar em Rosário (Argentina), entre os dias 1 e 4 de junho.

Tal aconteceu mediante a participação da vice-presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que na ocasião apresentou o programa Torres ao Centro  - Regeneração Urbana do Centro Histórico de Torres Vedras.

“Os territórios da convivência nas cidades” foi o lema do XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, o qual se realizou “visando à construção de cidades mais justas, que estimulem a solidariedade e respeitem a diversidade, valorizando a igualdade de oportunidades e a integração social como princípios que possibilitem essa construção”.

Recorde-se que o Município integra a Rede Portuguesa de Cidades Educadoras, a qual se estruturou em 2005, tendo seis anos depois aderido à Associação Internacional de Cidades Educadoras. Foi um dos fundadores da respetiva rede lusófona, este ano.

De referir que as Cidades Educadoras tiveram início, como movimento, em 1990, aquando do I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, onde um grupo de cidades representadas pelos respetivos órgãos de poder concluíram ser útil trabalhar em conjunto projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.

Posteriormente, em 1994, este movimento formalizou-se como associação internacional, oficialmente criada no III Congresso de Cidades Educadoras, o qual decorreu em Bolonha.

Última atualização: 31.10.2019 - 13:41 horas