Torres Vedras integra projeto de promoção da acessibilidade e inclusão

17.02.2022

Fotografia da apresentação enquanto Laura Rodrigues está a intervir ao lado de Salvador Mendes de Almeida.

O projeto “+ Acesso para Todos — Por Comunidades Mais Inclusivas” foi apresentado esta quinta-feira, 17 de fevereiro, no auditório do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. A Câmara Municipal de Torres Vedras integra esta iniciativa da Associação Salvador, que pretende sensibilizar e educar para a inclusão e a acessibilidade.

“Temos tido uma preocupação significativa, mesmo na transformação de algumas zonas do nosso território por forma a torná-las mais inclusivas” referiu a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, recordando a obra de requalificação da Praça 25 de Abril, inaugurada no ano passado.

Se, nesse plano, existe um longo “trabalho que tem de ser metódico, planeado e aprofundado”, Laura Rodrigues também mencionou a existência de limitações de acessibilidade nas escolas e as dificuldades no que toca à integração profissional das pessoas com deficiência.

“Infelizmente as pessoas com deficiência ainda não têm uma liberdade e uma participação ativa igual à dos outros cidadãos” sublinhou o presidente e fundador da Associação Salvador, Salvador Mendes de Almeida. “Para se integrar no mercado de trabalho, para ter uma atividade desportiva, para ir ao Centro de Saúde ou simplesmente a um café ou restaurante, tem de haver um planeamento exaustivo do dia de qualquer pessoa com deficiência” explicou.

O objetivo de Salvador Mendes de Almeida é que “estas mudanças sejam aceleradas e postas em prática” nos próximos 10 anos, “porque em Portugal existem cerca de 1 milhão de pessoas com deficiência que estão à espera de uma oportunidade: para estarem integrados, para fazerem desporto, para trabalharem.”

Além de Torres Vedras, outros 14 municípios integram o “+ Acesso para Todos — Por Comunidades Mais Inclusivas”, que se propõe a desenvolver um manual de boas práticas de acessibilidades, a criar um processo de mapeamento e categorização de espaços públicos e privados e a implementar um selo de acessibilidades. O projeto será implementado ao longo deste ano e irá, ainda, integrar iniciativas dirigidas à comunidade escolar, ações de sensibilização dirigidas à população e a distinção de empresas locais.

O “+ Acesso para Todos — Por Comunidades Mais Inclusivas” é apoiado pela Portugal Inovação Social através de financiamento da União Europeia, nomeadamente pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), no âmbito do Portugal 2020, e do Fundo Social Europeu.

Publicado: 17.02.2022 - 19:06 horas