Torres Vedras foi ponto de encontro para jovens repórteres ambientais

27.11.2014

Jovens portugueses iniciados no jornalismo sustentável encontraram-se em Torres Vedras nos dias 22 e 23 de novembro.

Durante esses dias a Escola de Serviços e Comércio do Oeste acolheu um seminário de um dos projetos internacionais que está a ser dinamizado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa: o Jovens Repórteres para o Ambiente.

Esse seminário, que contou com a parceria da Câmara Municipal, reuniu cerca de 120 professores e alunos de todo o país participantes neste projeto, que tiveram durante o fim de semana a oportunidade de debater a metodologia inerente ao mesmo e de implementá-la mediante a realização de visitas de campo e workshops práticos. O ordenamento do território e a renovação do centro histórico de Torres Vedras, o novo Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, o Litoral do concelho de Torres Vedras, o Parque Éolico da Serra da Capucha e a Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira foram temas abordados nesta iniciativa.

No decorrer da mesma foram ainda realizados dois concursos (“Melhor Poster Jovens Repórteres do Ambiente” e “Melhor Foto do Encontro”).

Os produtos deste seminário foram divulgados no seu final e publicados na Internet (na página dos Jovens Repórteres para o Ambiente).

De referir que a Rede Jovens Repórteres para o Ambiente, que atualmente envolve escolas dos 26 países onde opera a Foundation for Environmental Education (à qual é afeta a Associação Bandeira Azul da Europa), estrutura-se na aplicação de uma metodologia comum que procura o desenvolvimento do jornalismo ambiental e no incentivo a intercâmbios reais e virtuais entre estudantes de diversos países e regiões. Portugal tem sido um dos países mais ativos nesta rede internacional, sendo a rede nacional constituída por aproximadamente 80 escolas do ensino secundário de todo o país, envolvendo cerca de 2500 alunos e 200 professores. Uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável é o objetivo último deste projeto que procura incentivar os jovens a exercer uma cidadania ativa investigando, reportando e difundindo notícias ambientais de caráter local ou global.

Última atualização: 27.05.2020 - 19:36 horas