Torres Vedras foi palco de intercâmbio entre franceses, italianos e portugueses

11.07.2018

Torres Vedras foi palco de intercâmbio entre franceses, italianos e portugueses

Jovens franceses e italianos estiveram de visita a Torres Vedras durante a última semana. Os grupos, provenientes de Villenave d’Ornon e Ceregnano, integraram a visita promovida pela Associação de Intercâmbio Municipal – ASSIM, tendo ficado alojados em residências de famílias de acolhimento do concelho durante os sete dias em solo luso.

No primeiro dia os jovens ficaram a conhecer a cidade através de um peddy paper que os levou a locais de importância histórica e cultural para Torres Vedras. O programa contou ainda com visitas às instalações da Escola Secundária Henriques Nogueira, da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e do Clube de Ténis de Torres Vedras, assim como idas à praia e a realização do percurso pedestre Rota do Atlântico.

Aos grupos de jovens juntou-se, ainda, o Choral du Lac, coro de Villenave d’Ornon que voltou a Torres Vedras para um conjunto de atuações no âmbito da Feira de São Pedro 2018. No certame, o grupo fez-se ainda representar no espaço dedicado à “Cidade Europeia do Vinho 2018”, apresentando vinhos daquela região francesa.

Um dos momentos que marcou a semana foi o jantar que juntou todos os grupos de visitantes, assim como respetivas famílias de acolhimento, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras. Cerca de 140 pessoas foram recebidas por Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que sublinhou a importância da realização destes intercâmbios para o aprofundamento dos laços entre os três países.

Sublinhe-se que além de estar prevista a visita de jovens torrienses àquelas localidades, a exposição comemorativa dos 25 anos de geminação entre Torres Vedras e Villenave d’Ornon, em exposição no final do ano passado, será agora exposta naquela cidade francesa.

Publicado: 11.07.2018 - 12:41 horas