Torres Vedras está envolvida num novo projeto no âmbito do programa "Comenius"

06.12.2013

Depois de um muito bem-sucedido projeto no âmbito do programa Comenius Regio 2011-2013, desenvolvido entre o concelho e a Região Autónoma de Murcia, um novo projeto, agora enquadrado no Comenius Regio 2013-2015, financiado pela União Europeia, volta a unir estas duas zonas ibéricas.

Intitula-se Equality Sounds Good! Express it yourself!, tendo decorrido em Murcia, na semana de 25 a 29 de novembro, o primeiro encontro de trabalho entre os parceiros respetivos.

Tendo como tema de fundo a Igualdade de Género, este encontro iniciou-se com as cerimónias oficiais de comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, a 25 de novembro. Estas cerimónias reuniram, no Auditório do Arquivo Geral da Região de Murcia, o delegado do governo espanhol, o presidente da Região Autónoma de Múrcia, deputados nacionais e regionais, presidentes de câmaras municipais e diversas autoridades daquela região.

São parceiros da Região de Múrcia no projeto Equality Sounds Good! Express it yourself!, que pretende promover o desenvolvimento de conhecimentos e competências socioemocionais por meio da música e da expressão artística, a Presidência da Comunidade Autónoma (pela Direção-Geral de Prevenção de Violência de Género, Juventude, Proteção Jurídica e Proteção de Menores), a Associação Contra a Violência Doméstica, a Federação Scout de Exploradores e o Colégio San Boaventura Capuchinos.

Já de Torres Vedras são parceiros a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, a Escola de Música da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e o Académico de Torres Vedras.

Durante os anos letivos 2013/2014 e 2014/2015 esta parceria passará pela formação de professores na área da igualdade de género e resolução de conflitos mas, sobretudo, pelo envolvimento dos alunos na criação de formas de expressão dos seus pensamentos e emoções, promovendo o combate aos estereótipos e a redução da violência.

Neste sentido, a delegação portuguesa participou, ainda, numa mesa redonda sobre este tema, na Universidade de Murcia, e também recebeu formação, pela Associação AVIDA, sobre como “prevenir a violência, educando para a igualdade”.

Última atualização: 20.12.2013 - 13:13 horas