Torres Vedras em festa pelo décimo terceiro ano…

15.11.2016

S. Gonçalo de Lagos e S. Martinho voltaram a dar as mãos para acolher as Festas da Cidade que tiveram a sua décima terceira edição, a qual decorreu a partir de 27 de outubro (dia dedicado a este primeiro santo), e estenderam-se para além do dia dedicado ao segundo, terminando a 12 de novembro.

O evento assentou, como já é hábito, em duas iniciativas nucleares: o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo (que manteve o seu formato com os habituais concertos no Teatro-Cine e as atuações de acordeonistas nomeadamente em restaurantes e cafés); e o espaço das “tasquinhas”, no Pavilhão Multiusos, que teve mais uma vez um programa de animação diário (com, principalmente, atuações de bandas, de ranchos folclóricos e de acordeonistas), o qual foi complementado pelos festivais do Pastel de Feijão e do Vinho de Torres Vedras e por uma Mostra de Uvada e Bolos Ferradura.

A Final do Festival das Vindimas foi mais uma vez enquadrada nesse espaço das “tasquinhas”, sendo que esta atividade marcou de novo o culminar das festividades, este ano abrilhantada por uma atuação da cantora torriense Susana Félix. Com uma plateia repleta de público, Margarida Rodrigues (representante da Freguesia da Silveira) foi na ocasião eleita Rainha das Vindimas de Torres Vedras.

Também no âmbito das Festas da Cidade realizaram-se outras iniciativas relacionadas com a temática do vinho, desde o início das mesmas o seu principal enfoque, ou não fosse o concelho de Torres Vedras o maior produtor de vinho do país: a iniciativa S. Martinho, Compras e Vinho, o Passeio de BTT Rota das Adegas, a instalação "Jardim de Castas" e a Exposição e Passeio de Máquinas Agrícolas Antigas.

Também na área lúdico-cultural, de mencionar destas festividades outras atividades como o habitual desfile de bandas filarmónicas do concelho, o concerto de música clássica da Temporada Darcos nas antigas instalações da empresa Santos&Santos, o encontro de confrarias, os almoços séniores, os concertos dos grupos Gaudeamos e Dom La Sena, a apresentação do livro de Luís Filipe Rodrigues e Daniel Abreu “Vila Vedra”, a exposição “Recém-chegados ao país dos brinquedos” no Atelier dos Brinquedos e a inauguração da escultura do “Perdigueiro Português” no Parque do Choupal.

Já na vertente lúdico-desportiva do evento, refira-se, para além dos mencionados passeios de BTT e de Máquinas Agrícolas Antigas, a inauguração do percurso pedestre Rota do Morango, a prova do Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos, o Trail Cidade de Torres Vedras, o Torneio de Arco Histórico, a iniciativa Moto Tasquinhas, o Passeio de Automóveis Antigos e Clássicos, o Torres Vedras Night Run, o Torneio de Petanca Cidade de Torres Vedras e o Torneio de Golfe Cidade de Torres Vedras. De realçar o facto de muitas destas atividades terem sido organizadas com associações locais, sintoma da vitalidade do tecido associativo do concelho.

Saliente-se ainda que no início destas festas teve lugar a habitual missa em honra de S. Gonçalo de Lagos; e no términus do evento realizou-se, como sempre, a Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal em que foram atribuídas as condecorações municipais, tendo na ocasião sido atribuída a medalha de mérito municipal de grau ouro ao anterior presidente da Câmara Municipal e atual secretário de estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

As Festas da Cidade de Torres Vedras foram organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Oeste Portugal, e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no respetivo site.

Última atualização: 04.10.2022 - 12:49 horas