Torres Vedras e Piauí (Brasil) estabelecem laços de cooperação

03.05.2019

Torres Vedras continua a estender laços até ao outro lado do Atlântico, nomeadamente ao Brasil, tendo nesse âmbito uma comitiva empresarial do estado de Piauí visitado o Concelho no dia 22 de abril.

O périplo teve início no Edifício dos Paços do Concelho, numa sessão em que usaram da palavra o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, o presidente do SEBRAE Nacional e antigo Ministro de Transportes do Brasil, João Henrique de Almeida Sousa, o deputado estadual da Assembleia Legislativa do Piauí, Fábio Novo, o gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Islano Marques, e um representante da Agência Investir Torres Vedras, Jorge Dias.

A visita prosseguiu com uma deslocação ao Torres Vedras LabCenter, onde os elementos da comitiva (constituída por cerca de 25 pessoas) tiveram oportunidade de assistir a três palestras sobre temas relacionados com o empreendedorismo. Uma delas consistiu na apresentação da incubadora de negócios TORRES INOV-E, a qual é certificada pelo IAPMEI para o programa "StartUp Visa", que se destina a acolher e apoiar empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver uma atividade económica com base tecnológica em Portugal. De seguida, foram apresentados dois projetos da incubadora TORRES INOV-E, nomeadamente: a "Métrica, Design e Projeto", que desenvolve atividades de design de ambientes/comunicação; e a "Confluir Studio", cuja atividade se centra na área da arquitetura. Ambas as empresas apresentaram os seus serviços e testemunharam sobre os benefícios de funcionar num espaço de incubação.

No âmbito desta visita a comitiva teve oportunidade de conhecer algumas empresas do tecido empresarial do Concelho, nomeadamente a Fábrica Coroa, a empresa Constantinos e a Quinta da Almiara.

Esta visita integrou-se no 1.º Encontro Piauí – Portugal, que prosseguiu nos dias seguintes em Lisboa e Montemor-o-Novo, sendo que o mesmo tinha tido o seu lançamento no Brasil, no dia 30 de janeiro.

Última atualização: 06.05.2019 - 10:51 horas