Torres Vedras e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

22.12.2022

Desde a primeira hora que o Município de Torres Vedras se comprometeu com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Tratam-se de 17 objetivos, que se desdobram em 169 metas e que dão forma à resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016. Conheça algumas das iniciativas que contribuem para alcançar as metas estabelecidas pela ONU.

Exposição “Os ODS e as bibliotecas públicas”

Com o objetivo de dar a conhecer à comunidade os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a importância das bibliotecas públicas no cumprimento dos mesmos, esteve patente na Biblioteca Municipal de Torres Vedras uma exposição dedicada ao tema.

Esta atividade contribuiu para todos os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida

No âmbito do Plano de Desenvolvimento em Saúde e Qualidade de Vida para o Concelho de Torres Vedras, foi realizada uma sessão participativa com atores locais para definição e hierarquização de ações prioritárias e possíveis formas de as implementar.

3 |Saúde de qualidade

17 | Parcerias para a implementação dos objetivos

"Torres Vedras Going Climate Neutral"

O projeto “Torres Vedras Going Climate Neutral”, submetido pelo Município, foi aprovado pelo EUCF - European City Facility. O apoio financeiro obtido irá suportar os estudos de viabilidade necessários à implementação de conceitos de Investimento em projetos estruturantes, com vista à redução do consumo de energia e das emissões de gases com efeito de estufa.

Esta iniciativa contribui para os objetivos de desenvolvimento sustentável:

1 | Erradicar a pobreza

7 | Energias renováveis e acessíveis

8 | Trabalho digno e crescimento económico

9 | Indústria, inovação e infraestruturas

10 | Reduzir as desigualdades

13 | Ação climática

17 | Parcerias para a implementação dos objetivos

Encerramento do projeto “Caponlitter”

Torres Vedras integrou, enquanto parceiro, o projeto de cooperação europeu “CAPonLITTER – Capitalizar boas práticas de gestão costeira e melhorar políticas para prevenir o lixo marinho”. Este projeto, que teve a duração de três anos, assentou em três eixos: praias e apoios de praia zero resíduos, eventos e festivais costeiros zero resíduos e comunidades costeiras zero resíduos.

Esta iniciativa contribuiu para os objetivos de desenvolvimento sustentável:

6 | Água potável e saneamento

13 | Ação climática

14 | Proteger a vida marinha

Secções de municípios de ação climática e objetivos de desenvolvimento sustentável

Torres Vedras subscreveu duas novas secções de municípios da Associação Nacional de Municípios Portugueses, nas áreas da Ação Climática e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Esta iniciativa contribui para todos os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Primeiro aniversário do Museu Do Ciclismo Joaquim Agostinho

Em agosto, realizaram-se as comemorações do primeiro aniversário do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho. Este equipamento pretende evocar a importância da bicicleta enquanto meio de transporte, lazer e desporto, e preservar a memória do ciclista torriense Joaquim Agostinho.

4 | Educação de qualidade

Desafio 12 horas #BeActive