Torres Vedras dinamizou projeto na área da Economia Circular

26.11.2019

Imagem da apresentação dos resultados do projeto no workshop realizado da OesteCIM

“Compras Circulares Torres Vedras”. Tratou-se do mais recente projeto da Câmara Municipal na área das compras públicas sustentáveis, o qual resultou de uma candidatura ao Fundo Ambiental.

Um projeto alinhado com a visão do Município para a Economia Circular, enquanto objetivo estratégico para a descarbonização do território e fator determinante para a dinamização da economia local.

No âmbito deste projeto foram realizadas ações de formação sobre compras circulares por uma equipa do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, coordenada pela investigadora Paula Trindade, dirigidas a técnicos da Câmara Municipal, dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento e da empresa municipal Promotorres, tendo no horizonte a incorporação de critérios de circularidade em procedimentos de compras públicas. Também no âmbito do projeto, dirigentes e políticos participaram numa ação de formação que se centrou nas hipóteses de integração da política de compras circulares nas restantes estratégias do Município.

Igualmente no âmbito da implementação do "Compras Circulares Torres Vedras", foi efetuada a preparação de processos de aquisição com critérios de circularidade - nomeadamente de bens alimentares e fardamento -, de forma a se concretizar uma mudança nas práticas de preparação daqueles procedimentos e a elaborar-se um plano de ação municipal de compras circulares.

O projeto chegou ao seu término com a realização de um workshop de divulgação dos respetivos resultados, o qual teve lugar no dia 22 de novembro, na sede da OesteCIM, nas Caldas da Rainha. Esta sessão contou ainda com a partilha de experiências por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (que abordou o projeto "Centro Green Deal") e da OesteCIM (que abordou o projeto "Oeste Circular").

De recordar que, centrando-se na partilha, reutilização, reparação e reciclagem de materiais e energia, a Economia Circular é um modelo de produção e consumo que se distingue da Economia Linear, assumindo um papel relevante no crescimento empresarial e social aos dias de hoje.

Última atualização: 27.11.2019 - 13:38 horas