Torres Vedras dedicou dia à temática da Igualdade

27.10.2017

A Câmara Municipal dedicou este ano um dia à temática da Igualdade, a 24 de outubro.

Recorde-se que o Plano Municipal para a Igualdade de Torres Vedras foi aprovado em reunião do executivo de 2/6/2015, integrando um conjunto de medidas ao nível interno e numa vertente externa, orientadas pelos seguintes vetores/temáticas: mudança nos papéis e nos estereótipos de género; educação e qualificação profissional; cultura e desporto; empreendedorismo; compatibilização entre a vida profissional e familiar; redes sociais; violência doméstica; tráfico de seres humanos e exploração sexual; organização espacial das cidades; e mobilidade e transportes.

O Dia Municipal para a Igualdade incluiu um conjunto de ações.

Uma delas foi as oficinas integradas no evento Arte ao Centro, realizadas no Espaço Primavera - Centro Municipal da Juventude e no Espaço Cultural Porta 5, as quais foram orientadas por Lauro Monteiro e Denize Quinsler, tendo contado com 56 participações: de 30 alunos da Escola Secundária Henriques Nogueira (elementos que fizeram parte do Jogo do Município no ano letivo 2016/2017); de 13 formandos adultos do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira e respetivas professoras; e de 9 utentes do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual.

Outra ação do programa do Dia Municipal da Igualdade foi uma sessão de sensibilização/informação denominada “Saúde da mulher - antes, durante e depois da gravidez”que incluiu rastreios para avaliação do risco da diabetes, realizada no auditório da Freguesia de S. Maria, S. Pedro e Matacães e orientada pelas enfermeiras Filipa Inácio e Mafalda Frazão do ACES - Oeste Sul (afetas ao Centro de Saúde de Torres Vedras), em que participaram 8 mulheres ciganas.

O Dia Municipal da Igualdade deste ano incluiu ainda uma ação intermunicipal designada “A uma mulher não se bate nem com uma flor!”, a qual foi realizada em Torres Vedras em parceria com o Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima (GIAV) do Centro Social e Paroquial de Torres Vedras, com a colaboração de 39 alunos da Escola Fernando Barros Leal e do CENFIM - Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica e respetivas professoras. Por meio desta ação foram distribuídas cerca de 300 flores a homens, nas ruas do centro de Torres Vedras, o que foi acompanhado da entrega de um folheto informativo da iniciativa e do GIAV. Esta ação decorreu em simultâneo nas ruas dos 9 concelhos da região Oeste (Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras).

Última atualização: 18.02.2019 - 13:44 horas