Torres Vedras continua entre os destinos mais sustentáveis do mundo

06.10.2021

Fotografia em que se vê a Serra da Archeira, quatro moinhos eólicos e um moinho de vento.

Em 2021, Torres Vedras voltou a assegurar a sua posição no Top 100 de Destinos Sustentáveis do mundo. Também a Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira garantiu a sua posição na lista, que foi divulgada esta terça-feira, 5 de outubro, durante a sexta edição do evento “Global Green Destinations Days”.

Torres Vedras apresentou o Centro de Artes e Criatividade como exemplo de boas práticas, destacando a sua importância no processo de regeneração que pretende criar uma nova centralidade urbana. O equipamento, que se encontra no espaço do antigo Matadouro Municipal, resulta de um processo de envolvimento das comunidades locais, que teve como objetivo preservar a memória e a identidade da Encosta de São Vicente.

Já a Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira apresentou o EcoCampus, o programa que promove o empreendedorismo e a criação de ideias inovadoras nas áreas da economia verde, economia circular e sustentabilidade.

A seleção de destinos teve em conta a qualidade, a transferibilidade e o carácter inovador das boas práticas, que servem como exemplos inspiradores para outros destinos, profissionais de turismo e viajantes. Além de apresentarem boas práticas de qualidade, os destinos selecionados demonstraram cumprir padrões mínimos de sustentabilidade.

O Top 100 de Destinos Sustentáveis é elaborado pela Green Destinations — a maior rede de destinos para o turismo sustentável — e reconhece o trabalho desenvolvido por estes destinos em torno do turismo responsável, particularmente relevante após os desafios que o setor do turismo tem enfrentado.

Publicado: 06.10.2021 - 18:09 horas