Torres Vedras celebrou a Saúde durante o mês de abril

08.05.2019

Imagem de rastreios realizados no âmbito do programa

Torres Vedras voltou a celebrar a saúde através do programa “abril, mês da Saúde”, que proporcionou um vasto conjunto de ações nessa área durante o mês transato.

Dessas ações, saliente-se algumas como: o rastreio de espirometria levado a cabo pelo serviço de Pneumologia da unidade hospitalar de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste, no Mercado Municipal; a sessão de prevenção do Cancro da Mama realizada pelo Movimento Vencer e Viver, também no Mercado Municipal; os rastreios de Medicina Tradicional Chinesa e de Osteopatia efetuados no Hospital Soerad; os rastreios de saúde (de diabetes, cardiovasculares e de HIV), realizados pelo Centro de Saúde, através da Unidade de Cuidados à Comunidade, na Maceira; o encontro e debate subordinado ao tema "Ideias como trabalhar com a diferença", promovido pela Fundação AFID, na Fábrica das Histórias; as aulas abertas de hidroterapia, hidroginástica, pilates e boccia, em diversas entidades; os tratamentos estéticos e massagens proporcionados também em várias entidades; o Mass Training de suporte básico de vida efetuado pela Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Torres Vedras, na Escola Secundária Henriques Nogueira; e as recolhas de sangue levadas a cabo pela Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras, em diversos locais do Concelho.

Participaram no programa “abril, mês da Saúde”, que é uma organização da Câmara Municipal, um vasto conjunto de entidades: ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) - Oeste Sul; APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras); Aroma da Terra – Produtos Naturais; Associação Cultural, Recreativa, Desportiva do Furadouro; Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras; Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras; Associação de Solidariedade e Ação Social de Ponte do Rol; Centro Hospitalar do Oeste; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Torres Vedras; Danny Instituto de Beleza; Feel – Centro de Formação e Clínica de Saúde Natural; Fisiotorres; Hospital SOERAD; Movimento Vencer e Viver; Óticas OCT; Pax Óptica; e Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras – Clínica Domus.

De relevar que estas atividades contribuíram para a capacitação da população do Concelho, aumentaram o seu nível de literacia em saúde e consequentemente melhoraram o controle sobre a sua saúde.

Cerca de 650 participações foram contabilizadas nas diversas ações proporcionadas no âmbito do “abril, mês da Saúde”.

Última atualização: 09.05.2019 - 13:04 horas