Torres Vedras assume lugar no Political Advisory Commitee da Rede Civitas

07.10.2015

Depois de Torres Vedras ter sido o município eleito para assumir a presidência Portuguesa da Rede Ibérica CIVINET para o período 2015-2017, numa conferência que decorreu no passado dia 29 de Setembro, em Madrid, hoje, em Ljubljana na Eslovénia, o Vice-Presidente de Torres Vedras, Carlos Bernardes, assume lugar no Comité Consultivo Político do CIVITAS, para mandato 2015-2017.

O Comité Consultivo Político (PAC) é um pequeno grupo de líderes políticos que atua como o grupo de acompanhamento da iniciativa CIVITAS e rede de cidades.
As principais atividades dos membros do PAC são:

1. Elaborar recomendações políticas;
2. Reforçar a ligação entre a Comunidade Europeia e a rede de cidades CIVITAS, bem como as redes nacionais e regionais CIVINET;
3. Escolher o anfitrião da cidade para a Conferência anual CIVITAS entre as cidades candidatas;
4. Integrar as atividades - chave do CIVITAS, tais como, análises interpares e grupos de trabalho temáticos;
5. Assegurar e reforçar a participação de políticos locais de cidades CIVITAS nas atividades CIVITAS.

A Rede CIVITAS é um conjunto de redes de autoridades locais também promovidas pela União Europeia, empenhadas em aplicar estratégias integradas para uma mobilidade urbana mais limpa, eficiente e sustentável. A Rede Civitas tem como objetivos a promoção e implementação de medidas de transporte urbano sustentáveis, limpas e energeticamente eficientes; a implementação de pacotes integrados de tecnologia e medidas «políticas» e a criação de massa crítica e mercados para a inovação.

Em termos de tipos de medidas abrangidas pela Rede CIVITAS, estas incluem: Combustíveis e veículos limpos; estratégias tarifárias integradas; modo de vida menos dependente do automóvel; meios «soft»/ suaves; restrições de acesso; transporte coletivo de passageiros; transporte Urbano de mercadorias; gestão de tráfego/ transporte.

Última atualização: 07.04.2020 - 22:18 horas