Torres Vedras arrecadou três distinções na Conferência ODSlocal’22

12.12.2022

Fotografia em que se vêm os vários premiados a serem fotografados, durante a conferência,

O Município de Torres Vedras conquistou três distinções no âmbito da Conferência ODSlocal’22, que decorreu na passada quarta-feira, 7 de dezembro, no concelho de Loulé. O trabalho de Torres Vedras em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) levou à atribuição do Prémio ODSlocal – Subcategoria “Melhor Conjunto de Boas Práticas”, do “Selo Dinâmica” e do “Selo Desempenho”.

O “desempenho e evolução exemplar nos Indicadores de Referência ODSlocal” fizeram com que Torres Vedras fosse premiada pela Plataforma ODSlocal, com a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, a receber as distinções. “O Município de Torres Vedras tem um lastro de mais de 20 anos de trabalho ligado ao ambiente e à sustentabilidade” sublinhou Laura Rodrigues na ocasião.

A atribuição do Prémio ODSlocal relativo ao “Melhor Conjunto de Boas Práticas 2022” teve em conta a quantidade e a diversidade de boas práticas apresentadas no Portal ODSlocal, reconhecendo o conjunto de boas práticas municipais torrienses. Os selos “Dinâmica” e “Desempenho” distinguiram os municípios que têm demonstrado um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local.

A Conferência ODSlocal’22: Caminhos, Dinâmicas, Futuros contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e realizou-se dois anos após o lançamento oficial da Plataforma ODSlocal. Cerca de 300 pessoas participaram presencialmente na conferência, a que se juntaram 700 participações online.

Também a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro, o presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Filipe Duarte Santos, o economista da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Lorenz Gross, a coordenadora nacional do Programa Bairros Saudáveis, Helena Roseta, e o coordenador da Plataforma ODSlocal, João Ferrão, integraram o programa do evento.

Recorde-se que a Plataforma ODSlocal reúne os municípios portugueses em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, monitorizando o seu progresso em relação às várias metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A plataforma sinaliza, ainda, as práticas inovadoras e sustentáveis implementadas por autarquias, empresas e sociedade civil.

Fotografia: Plataforma ODSlocal

Última atualização: 12.12.2022 - 15:04 horas