Torres Vedras acolheu o seu terceiro ciclo de órgão

12.12.2018

As sonoridades do órgão da Igreja da Misericórdia voltaram a fazer-se ouvir com o terceiro ciclo dedicado a este instrumento realizado em Torres Vedras, entre outubro e dezembro.

A novidade na edição deste ano do evento foi os mini recitais after lunch que aconteceram nas quintas-feiras de outubro, tendo se contabilizado nos mesmos 98 presenças.

A Música Religiosa na Europa nos séculos XVII e XVIII, apresentada pelo agrupamento Altus Continuus (que tem João Andrade Nunes como diretor e organista) foi o tema do primeiro concerto deste ciclo; Música Barroca em Portugal e Itália: As Práticas Históricas, interpretado por Daniel Oliveira (organista e diretor deste ciclo) e Marcos Lázaro (violino barroco) foi como se intitulou o segundo concerto da iniciativa; que chegou ao fim com o concerto Natais pelo Mundo!, interpretado pelo coro Staccato (com Daniel Oliveira de novo como organista).

Sendo a formação e sensibilização do público um dos principais objetivos do Ciclo de Órgão de Torres Vedras, todos os concertos tiveram o formato de recital comentado, para assim haver uma maior interação entre os músicos e o público presente. 382 presenças foram contabilizadas nos concertos.

Para o público escolar e seniores, teve lugar durante o mês de novembro um conjunto de três visitas de estudo, em formato de peddy-paper, que convidou os participantes a fazerem uma viagem pela história e aspetos organológicos do instrumento a que se dedicou este ciclo, aos quais foi ainda proporcionada a experiência de ouvirem e experimentarem um órgão histórico. 30 participantes foram contabilizados nessas ações.

Recorde-se que o Ciclo de Órgão de Torres Vedras parte do restauro do Órgão Bento Fontanes (de 1773), existente na Igreja da Misericórdia, sendo já uma referência cultural e turística em Torres Vedras e na região Oeste.

Foi organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, contando com a parceria da Cultur`canto – Associação Cultural, do jornal Voz da Verdade e do jornal Badaladas.

Última atualização: 04.02.2019 - 18:24 horas