Torres Vedras acolheu “Dias da Poesia”

28.03.2017

Com a chegada da primavera, Torres foi palco para “Os Dias da Poesia”.

Entre os dias 21 e 26 de março um conjunto de ações celebrou em equipamentos municipais o dia dedicado àquela arte.

No dia 21, que marcou o arranque da iniciativa, foram oferecidos poemas no espaço da Biblioteca Municipal, e a comunidade de leitores deste equipamento reuniu-se para uma sessão dedicada a Herberto Hélder, poeta português recentemente desaparecido.

Outro dos pontos altos de “Os Dias da Poesia” foi o segundo encontro de poetas de Torres Vedras, realizado no dia 25 de março, o qual teve início pela manhã com uma visita à Biblioteca Municipal e ao centro histórico, a que se seguiu um almoço no restaurante Quinta Ementa. Este encontro prosseguiu à tarde no Centro de Educação Ambiental com uma conferência intitulada “De Homero a Prudêncio - um milénio de poesia greco-latina”, proferida por André Simões (professor da Universidade de Lisboa), que foi seguida do lançamento do livro “Freguesias em Poesia – Almas Unidas num só espirito… II Vol", o que antecedeu a leitura de poemas por poetas presentes. A atividade chegou ao fim com um apontamento musical a cargo do grupo de música de câmara Animato.

Do programa da iniciativa fez também parte a sessão do ciclo Café com Filmes dedicada ao filme “O Profeta”, o qual é baseado na obra do poeta libanês Kahlil Gibran; o espetáculo de música/poesia “The Beat Hotel”, também no Teatro-Cine, inspirado na geração de poetas que emergiu da cena literária norte-americana no pós-guerra, que ficou conhecida como “Beat Generation”, o qual foi apresentado pelo Teatro Instável; um outro espetáculo de música/poesia no Teatro-Cine, este dedicado aos mais novos, intitulado “O Som das Palavras”, em que Daniel Completo deu voz a poemas de Luísa Ducla Soares; e um espetáculo de leituras para bebés, na Biblioteca Municipal, intitulado “Afinal o Íbis…”, apresentado pela Andante – Associação Artística, que se baseou num texto de Fernando Pessoa.

Este conjunto de atividades contou com cerca de 320 participantes.

Última atualização: 12.03.2019 - 12:09 horas