Torres Vedras acolheu a 3.ª edição do festival de cinema de animação "Bang"

06.10.2016

BANG! UMA VIAGEM ÚNICA AO MUNDO DO CINEMA DE ANIMAÇÃO! Sete ecrãs de cinema, workshops, performances, um palco e projeções em movimento com os VJ SUAVE marcaram a MAGIA e Criatividade na 3.ª edição do Bang Awards.

A 3.ª edição deste festival, que decorreu entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro, recebeu filmes de autores originais de 65 países. Mais de 300 filmes em competição; visto em mais de 5.300 cidades (Taipei, Hong Kong, São Paulo, Los Angeles, etc); + de 400.000 visualizações dos filmes na respetiva plataforma online.

O Festival Bang Awards terminou da melhor maneira com mais uma edição ÉPICA! O Cinema de Animação, a Música e a Arte invadiram a cidade de Torres Vedras, contribuindo para a dinâmica cultural de vários espaços! Foram realizadas cerca de 50 sessões de cinema gratuitas para escolas (mais de 200 alunos por dia) e público em geral, no Choupal, na Igreja de Santiago, na Galeria Municipal, em várias associações e no novo Espaço Bang Awards.

Houve um maravilhoso e abundante público ao longo de todo o festival. O evento contou ainda com a presença do ator Rogério Samora na cerimónia de entrega de prémios, onde estiverem presentes os parceiros e entidades do festival, júri do Bang Awards, autores, realizadores nacionais e internacionais.

Vencedores do Festival Bang Awards 2016

MELHOR FILME DO FESTIVAL – “Fuligem”, de David Doutel & Vasco Sá. O vencedor do grande prémio BANG AWARDS, filme de realização e produção portuguesas

VOTAÇÃO ONLINE (vencedor) – “Os Azeitonas – Cinegirassol”, de Nuno Markl, Bruno Caetano e Rui Telmo Romão (Portugal)

MELHOR ARGUMENTO (vencedor) – “Até à China”, de Marcelo Marão (Brasil)

MELHOR FILME UNIVERSITÁRIO (vencedor) - “#Lingo”, de Vicente Niro (Portugal)

MELHOR BANDA SONORA (vencedor) - “Ponura Tresura // paining training”, de Ala Nunu Leszynska (Polónia)

MELHOR FILME ONLINE (vencedor) - “My Stuffed Granny”, de Effie Pappa (Inglaterra)

TEMA INSPIRADOR DO FESTIVAL - NATUREZA HUMANA (menção honrosa) – “Dinner for New”, de Nassos Vakalis (EUA)

O Espaço Bang Awards foi a grande novidade do festival, o qual representa a essência tanto do Cinema de Animação como da Arte em geral: Criatividade, Cultura, Polivalência e Partilha. A Floresta Digital é o tema dominante do espaço e tem a assinatura do artista brasileiro Jota Aracê. Ulisses Dias, diretor do Bang Awards, salienta que esta é a concretização de um sonho e que pretende que o Espaço Bang Awards sirva a cidade culturalmente e artisticamente, não só durante o festival, mas todo o ano. Será, principalmente, um espaço de partilha de conhecimento que terá workshops, oficinas de cinema, festas temáticas, eventos, exposições e muitas outras surpresas. O presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, a vice-presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, e o vereador da área do urbanismo da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, estiveram presentes na inauguração deste espaço localizado no Páteo Alfazema, uma área recentemente intervencionada no âmbito das obras de requalificação da zona do Choupal.

Recorde-se que o Bang Awards é um festival internacional de filmes de animação de criadores de todos os cantos do mundo. Um festival de todos, para todos! Dinâmico, direcionado para as novas tecnologias e para um público integrado nas artes digitais, multimédia, ilustração e cinema de animação. Por se desenrolar numa plataforma online, o Bang chega a todos os utilizadores e pode ser acompanhado a partir de qualquer visor, em qualquer parte do mundo. Com o objetivo de apoiar a produção de conteúdos, o Festival Bang Awards vai abrir as submissões para a próxima edição muito em breve.

Prepare-se para a próxima edição do Festival Bang Awards!

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no respetivo site

Última atualização: 29.10.2019 - 15:29 horas