Sr. Vinho

01.09.2011

Sr. Vinho

“Sr. Vinho”, uma instalação em ferro forjado com 5 metros de altura que constitui um garrafão, resultou da forte ligação entre a artista plástica Joana Vasconcelos e Torres Vedras. A artista pretendeu dar um caráter moderno, e uma dimensão cultural e artística, ao novo mercado municipal da cidade, sem que este perdesse os valores da tradição. A obra é o resultado de um conjunto de associações de ideias: uma reflexão sobre o simbolismo do garrafão, sobre o consumo de álcool, sobre a forte presença do vinho na nossa cultura e região.

Foi objetivo da artista ligar a tradição arquitetónica – no fundo o ferro forjado faz parte das nossas varandas, janelas, portões – à ideia da natureza, relacionada com o vinho. Com esta instalação foi possível dotar o espaço público torriense de uma obra de arte que o valoriza, espelhando o facto de Torres Vedras ser um dos maiores produtores vinícolas do país, e também aludir para o tradicional. “Sr. Vinho é o encontro de dois momentos ou de duas velocidades de um país”.

As videiras, símbolos da economia e cultura locais, sobem pelo ferro forjado e decoram o garrafão com as tonalidades de cada estação do ano.

Trata-se de uma instalação que não se encontra restrita ao meio artístico, é antes uma peça que se encontra num espaço público e pode ser apreciada por todos, constituindo também a primeira obra pública realizada por Joana Vasconcelos. A integração da escultura no espaço do mercado municipal constitui uma forma de recordação do passado, de valorização dos produtos da nossa terra e da nossa cidade.

Joana Vasconcelos, artista plástica contemporânea, nasceu em Paris em 1971 e vive atualmente em Lisboa.

Prémio The Winner Takes It All (2006), Prémio Fundo Tabaqueira Arte Pública (2003), e Prémio EDP Novos Artistas (2000).

Em 2012 irá expor as suas obras na exposição anual de arte contemporânea, no Palácio de Versalhes, e será a primeira e mais jovem artista a fazê-lo.

• Autoria: Joana Vasconcelos (1971 - )
  • Data de inauguração: Março de 2010,
  • Localização: Mercado Municipal, Av. Tenente Coronel João Luís de Moura