Simulacro de sismo testou procedimentos no edifício da Câmara Municipal

02.05.2019

Eram cerca das 11h55 de hoje quando tocou o alarme no edifício da Câmara Municipal.

Tratou-se de um simulacro de sismo, de magnitude de 7,5 na escala de Richter, que testou a reação de 71 funcionários dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, de 291 da Câmara Municipal e de 19 munícipes que se tinham dirigido àquele edifício, bem como de entidades afetas à proteção civil municipal, nomeadamente a Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública (equipa cinotécnica). Piquetes da EDP, Lisboagás e PT, para além do INEM, também participaram neste exercício.

No mesmo foi simulado o resgate de seis pessoas com ferimentos ligeiros, tendo a evacuação do edifício se processado dentro da normalidade. O simulacro decorreu durante 30 minutos.

Segundo explicou ainda o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e responsável máximo da Proteção Civil no Concelho, Carlos Bernardes, no briefing que se seguiu ao simulacro, este exercício será agora alvo de “uma análise”, sendo que o mesmo se enquadra num trabalho que a Proteção Civil municipal tem vindo a desenvolver ao nível de “medidas preventivas”, nas quais se incluem também a atividade A Proteção Civil vai à Escola, para além de outras que têm sido levadas a cabo junto de empresas do Concelho.

Última atualização: 02.05.2019 - 16:41 horas