Sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos decorreram no Concelho

08.03.2019

Fotografia de uma sessão de esclarecimento com várias pessoas

Durante o mês de fevereiro, realizaram-se nas 13 freguesias do concelho de Torres Vedras sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos, promovidas pela Câmara Municipal de Torres Vedras, a Guarda Nacional Republicana – Núcleo de Proteção Ambiental e os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

Estas sessões, que contaram com a participação de cerca de 120 pessoas, tiveram como objetivo esclarecer os proprietários sobre as exigências legais para a implementação de Faixas de Gestão de Combustível, os cuidados a ter no uso de fogo e maquinaria, a obrigatoriedade de comunicação das queimas e as medidas de autoproteção em caso de incêndio.

Foi ainda realizada uma sessão específica para empreiteiros e prestadores de serviços florestais sobre o Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, nomeadamente a implementação de Faixas de Gestão de Combustível, maquinaria e equipamento e registo de queimas e queimadas. O objetivo foi esclarecer e capacitar para o cumprimento das exigências legais.

Recorde-se que compete aos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos à volta de edifícios inseridos no espaço rural proceder à gestão de combustível, eliminando material inflamável,  até 15 de março.

Publicado: 08.03.2019 - 09:59 horas