Sessão de participação dedicada ao tema "Área Marinha Protegida"

09.01.2017

Sessão Participação Área Marinha Protegida

Realizou-se no passado dia 5 de janeiro, na Associação Recreativa e Cultural da Praia da Assenta, a sessão de participação “Área Marinha Protegida – Valorização do Território Litoral”, que contou com 44 participantes e teve como objetivo principal envolver a comunidade local na criação de uma Área Protegida de âmbito local, em território costeiro e marinho.

Na sessão, conduzida pelos técnicos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa com a colaboração de técnicos da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras, foram apresentadas 12 propostas, algumas de requalificação de espaços, como o farol ou o porto de pesca da Assenta; outras relativas a infraestruturas, como a criação de apoios de praia em Cambelas; bem como propostas de melhoramento dos acessos às praias de Assenta e Cambelas.

No que respeita à preservação e valorização dos recursos naturais, os participantes na iniciativa salientaram a importância da reconstrução dos viveiros de lagosta e lavagante, na praia da Assenta, que se revestem de valor para a economia local; a proteção do sistema dunar da Foz do Sizandro e a estabilização de arribas.

Última atualização: 04.10.2019 - 16:33 horas