Sessão de Participação de Freiria

29.05.2015

Decorreu ontem, dia 28 de maio, entre as 21h30 e as 24h00, a quarta sessão de participação do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Torres Vedras 2015, que teve lugar na sede da Junta de Freguesia de Freiria.

Na sessão, relativa à Freiria, foram apresentadas 42 propostas, em 9 mesas, sendo 20 propostas apresentadas em plenário e 5 propostas aprovadas (com um total de 182 votos apurados).

Estas 5 propostas aprovadas serão sujeitas a avaliação técnica nos meses de julho e agosto e, se passarem na avaliação técnica, integrarão a listagem de propostas que irão a votação final (dada a conhecer em setembro). Em outubro decorrerá a votação final e a inclusão no Orçamento da Câmara Municipal 2016.

As 5 propostas mais votadas foram as seguintes:

1.ª Proposta: Arranjo do espaço envolvente à Capela de Santa Cruz – Paúl
Proponente: Maria Amélia Valentim;
Nº de votos: 35;
A esta proposta foi agregada uma proposta para o mesmo local e com o mesmo âmbito que foi apresentada pelo proponente Amílcar Duarte.

2.ª Proposta: Melhoria dos passeios em Freiria, Concelhos e Poços
Proponente: António Amaral;
Nº de votos: 20;
A esta proposta foi agregada uma proposta com o mesmo âmbito que foi apresentada pelo proponente Carlos Jacinto.

3.ª Proposta: Plano de mobilidade na sede de freguesia
Proponente: João Duarte;
Nº de votos: 16;
A esta proposta foi agregada uma proposta com o mesmo âmbito que foi apresentada pela proponente Susana Santos.

4.ª Proposta: Melhoramento das vias rodoviárias da freguesia
Proponente: Paulo Francisco
Nº de votos: 15;
A esta proposta foi agregada, durante a seleção na mesa, as propostas apresentadas pelos proponentes: Jorge Teles, João Dias, João Ferreira e Maria Mateus.

5.ª Proposta: Saneamento, águas, esgotos - Fonte do rio Campos - Lugar d' Além, Freiria
Proponente: Aníbal Silva;
Nº de votos: 14;
A esta proposta foram agregadas propostas com o mesmo âmbito apresentadas pelos proponentes José Cabrita e Jorge Pombo.

A Câmara Municipal de Torres Vedras tem, pela primeira vez, um Orçamento Participativo (OP), iniciativa pela qual os munícipes de Torres Vedras propõem, discutem e elegem projetos que a autarquia concretizará. Ao OP 2015 é atribuído o montante de €250 000 para financiar os projetos, de diversas áreas de intervenção, que os cidadãos elegerem como prioritários. Qualquer eleitor recenseado no território municipal pode e deve apresentar as suas propostas, em sessões de participação que acontecerão até 30 de junho, em todas as freguesias do concelho.

A sua ideia, a sua escolha.
Participe!

Toda a informação e normas de participação 2015 do Orçamento Participativo