Serras do Socorro e da Archeira têm um novo centro interpretativo

15.02.2017

A Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (PPLSSA) tem um novo centro interpretativo.

Situa-se na Cadriceira, no espaço da sede da associação local, tendo a respetiva inauguração acontecido no dia 12 de fevereiro.

Para além de uma exposição explicativa daquela área protegida (que aborda o seu património histórico-cultural, o seu património natural e a sua oferta em termos de lazer), esse espaço conta também com uma loja onde estão à venda produtos locais e uma mostra de achados paleontológicos encontrados nessa área (facultados pela Sociedade de História Natural). Nesse espaço funciona ainda a Florest – Associação dos Produtores Agrícolas e Florestais da Estremadura.

Na inauguração desse remodelado espaço, que contou com uma forte participação da comunidade local, o presidente da direção da Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Cadriceira, Humberto Botelho, agradeceu a intervenção realizada no mesmo.

Já o presidente da Junta da Freguesia do Turcifal, Filipe Santos, referiu também a importância dessa intervenção, bem como a de dar a conhecer a riqueza do território da mesma.

Seguidamente o presidente da Câmara Municipal salientou a importância das iniciativas de dinamização do interior do concelho e de se apostar na economia verde. A esse propósito Carlos Bernardes anunciou que o espaço do anterior centro interpretativo da PPLSSA, situado no Figueiredo, acolherá a breve prazo um conjunto de empresas que trabalharão no domínio da economia verde no âmbito do projeto municipal EcoCampus

Recorde-se que a Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira segue as orientações da Convenção Europeia da Paisagem e reveste-se de um caráter pioneiro no que respeita à aplicação deste documento a nível local em Portugal.

No novo centro interpretativo da PPLSSA estão à venda artigos de vários produtores locais, nomeadamente: Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras, Pãozinho da Avenida, Sociedade Vitivinícola do Formigal, Sociedade Agrícola da Quinta da Portucheira, Moinhos da Capucha, Mónica Franco, Ana Henriques, Artur Gomes e adegas cooperativas de Dois Portos, da Carvoeira e de S. Mamede da Ventosa.

Este espaço está aberto durante a semana das 9h30 às 16h e a partir de março aos fins de semana.

Visite-o!

Última atualização: 15.04.2019 - 17:43 horas