Torres Vedras

Serra do Socorro acolheu festival dedicado à arte e construção sustentável

29.08.2017

A Serra do Socorro acolheu entre os dias 17 e 27 de agosto a primeira realização em Portugal do IFAC - International Festival of Art and Construction.

A escolha deste local para a realização da sexta edição deste festival prendeu-se fortemente com o facto do mesmo estar relacionado com a atribuição a Torres Vedras do galardão European Green Leaf e do Município ser uma referência em Portugal na área do desenvolvimento sustentável.

Constituindo-se como um festival pioneiro, por meio da convergência de saberes, culturas e projetos, o IFAC criou dez dias de experimentação, networking e aprendizagem sobre as técnicas de construção sustentável, entre outros sistemas e tecnologias para a autossuficiência. 

Workshops, intervenções artísticas, execução de outros projetos e trabalhos, exibição de filmes, animação musical, terapias naturais e venda de artesanato constituíram esta iniciativa que teve lugar a partir das instalações da Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Cadriceira, e projetou-se por vários locais da Serra do Socorro.

135 pessoas oriundas de países de diversos continentes participaram neste evento que teve como objetivo dar a conhecer as maravilhas da região e do país e potenciar a natureza, o turismo, as matérias-primas e produtos locais, para se criar impacto social e testar novos modelos de inovação a nível nacional e internacional.

Deste festival ainda é visível, na Cadriceira, um mural, um forno comunitário e uma plataforma de estadia.

Mais informação sobre o IFAC Portugal 2017 pode ser obtida no facebook deste festival; ou no respetivo site; ou no portal da associação Live with Earth.