Semana Europeia da Mobilidade foi assinalada pelo Município pelo 13.º ano

26.09.2016

"Mobilidade Sustentável e Inteligente - Um Investimento para a Europa" foi este ano o tema da Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa que já faz parte do calendário anual de atividades do Município até tendo em conta o pioneirismo do mesmo em Portugal na respetiva área.

Sob o slogan "Mobilidade inteligente. Economia forte" esta semana pretendeu em 2016 chamar a atenção dos benefícios de um correto planeamento e de uma utilização racional dos transportes, para a economia local, tendo o Município desenvolvido um conjunto de ações no âmbito dessa temática: a apresentação do Diagnóstico do Plano de Mobilidade e Transportes, no auditório municipal; o espetáculo “Luzes! Camerata! Ação!”, apresentado pela Camerata Vocal de Torres Vedras, no Largo de Wellington; o passeio pedestre “Mergulho no Verde”, realizado a partir do Parque Verde da Vàrzea; e a edição de 21 de setembro do Torres Vedras Night Run.

A iniciativa teve o seu ponto alto no Dia Europeu Sem Carros (22 de setembro), no decorrer do qual foi encerrada ao trânsito a Rua António Leal d’ Ascenção, em Torres Vedras, de forma a promover a ligação pedonal entre a zona residencial próxima e o Parque Verde da Várzea; e realizada uma caminhada pela cidade no âmbito do projeto Andar na Rua.

De referir que também no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade a Câmara Municipal levou a cabo outras atividades, nomeadamente: um passeio de Agostinha com alunos da Escola Secundária Henriques Nogueira, também relacionado com o programa Eco Escolas; e o concurso "Pensar a minha Rua".

Paralelamente, o Município decidiu, no âmbito da mobilidade, adotar as seguintes medidas de caráter permanente:

• Distribuição gratuita de cartão das bicicletas Agostinhas aos alunos das escolas de Torres Vedras, entre os 14 anos e os 18 anos, com validade de 1 ano;
  • Orçamento Participativo de Torres Vedras - a proposta apresentada para tornar as passadeiras acessíveis para cidadãos cegos e de baixa visão vai ser implementada em 35 passadeiras;
  • PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) – está a ser implementado com os objetivos de: melhorar as acessibilidades intra e interregionais; promover um sistema de transportes públicos que satisfaça as necessidades de mobilidade da população; melhorar as condições de intermodalidade; reforçar a quota dos modos suaves; e implementar medidas de gestão da mobilidade.

Das ações apresentadas em candidatura foram aprovadas na CCDR Centro, durante o 1.º semestre de 2016, as seguintes:

- Rede de ciclovias urbanas de Torres Vedras;

- Ampliação da Rede de Bike Stations da Cidade;

- Implementação de sistemas inteligentes de controlo e gestão de tráfego rodoviário;

- Melhoria das condições de funcionamento da rede e interfaces de transportes públicos urbanos;

- Implementação de sistemas de informação ao utilizador em tempo real;

- Plano de Informação e Sensibilização em Mobilidade Sustentável.

Última atualização: 29.10.2019 - 16:11 horas