Semana de atividades incentivou a “Empreender em Torres Vedras”

01.04.2019

Torres Vedras teve pelo sexto ano consecutivo uma semana dedicada ao empreendedorismo e negócios.

Tal aconteceu com a Semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras, que decorreu entre os dias 18 e 22 de março.

A iniciativa principiou com uma aproximação a futuros empreendedores, mais concretamente cerca de 25 alunos do 11.º ano de escolaridade do Curso de Gestão da Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Os dias 21 e 22 de março foram destinados a empreendedores, investidores e ao tecido empresarial local, com a realização de várias sessões.

Neste primeiro dia, foi inaugurada a Agência Investir Torres Vedras, no Centro de Apoio ao Empresário da Região Oeste, que tem por missão acompanhar todas as formas de investimento no Concelho, sendo responsável pela dinamização do empreendedorismo local e atração de novos investimentos.

Após essa cerimónia de inauguração realizou-se uma conferência com o tema “Torres Vedras: Competitividade e Crescimento”, na qual foi apresentado o estudo "O Dinamismo do Setor Empresarial", que se baseia em dados da Central de Balanços do Banco de Portugal. Seguiu-se uma mesa redonda, moderada por Paulo Simões, da OesteCIM, que contou com a participação de Isabel Vaz, do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, de Anabela Raposo, da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, de Ana Abrunhosa, da CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e de João Vasconcelos, da CIP - Confederação Industrial de Portugal.

No dia 22 de março, Sofia Fernandes, responsável pela área de Marketing e Projetos na BGI - Building Global Innovators, dinamizou uma sessão com a temática “Scaling up with Building Global Innovators”, a qual teve lugar no Torres Vedras LabCenter, e foi realizada com o objetivo de apresentar a 10.ª edição do programa de aceleração da BGI (que já arrecadou perto de €181 milhões de investimento nas edições anteriores) e de explicar de que forma ajuda as startups a crescer.

No mesmo local, realizou-se de seguida a sessão “Capital de Risco – Portugal Ventures”, com a presença de Miguel Barbosa, diretor da Unidade de Negócio de Turismo da Portugal Ventures, que esteve à conversa com três projetos que integram o "TORRES INOV-E": Djalmo Gomes, CEO da Live Electric Tours, Weronika Figueiredo, co-founder da DOINN, e Francisco Manso, founder da Trigger.Systems, que testemunharam sobre o que é ser investido por um capital de risco e quais os benefícios que retiram desta parceria/forma de financiamento.

A 6.ª Semana INOV-E terminou com o IGNITE Portugal, no decorrer do qual foram apresentados 13 projetos com ideias ligadas ao tema "Primavera Sustentável", igualmente no Torres Vedras LabCenter.

De referir ainda que a incubadora "TORRES INOV-E" - a partir da criação da qual começou a ser realizada a Semana INOV-E - é agora certificada pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação - IAPMEI no âmbito do programa "StartUp Visa", para acolher e apoiar empreendedores estrangeiros na criação e instalação de empresas de base tecnológica.

Recorde-se que o "TORRES INOV-E" é um programa de empreendedorismo com uma aposta clara na Economia baseada no Conhecimento, que acolhe projetos e negócios assentes em ideias novas e diferenciadoras. Criado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Associação Estufa – Plataforma Cultural, agrega cerca de 30 empresas nos seus diferentes eixos de atuação.

Última atualização: 02.04.2019 - 17:19 horas