Semana da Visão celebra 5º aniversário do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual

15.11.2018

Torres Vedras, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço acolheram a sexta edição da Semana da Visão, que decorreu entre 29 de outubro e 2 de novembro. A iniciativa, que teve como objetivo sensibilizar a população para a deficiência visual, celebrou ainda o quinto aniversário do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual de Torres Vedras.

No âmbito do programa, o destaque vai para a realização do Encontro de Desporto Escolar de Goalball, que integrou o quadro competitivo da modalidade da zona Oeste. O encontro contou com a participação de 28 alunos, que se organizaram em 10 equipas das escolas Padre Vítor Melícias – responsável pela organização da atividade –, Básica e Secundária do Cadaval e Secundária Henriques Nogueira. Apesar do jogo ter sido concebido para pessoas com dificuldades de visão, a participação era aberta a todos os interessados, com todos os jogadores a serem vendados.

A Biblioteca Municipal da Lourinhã acolheu o Encontro sobre a Deficiência Visual, que decorreu no dia 30 de outubro. A sessão de abertura contou com a presença de Ana Umbelino, José António Tomé e Carla Alves, vereadores das câmaras municipais de Torres Vedras, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço, que destacaram o trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, assim como o papel das associações que defendem os direitos dos cidadãos com deficiência visual. O encontro contou ainda com a presença de Jorge Leite, presidente da Associação Nacional para a Inclusão dos Cidadãos com Deficiência Visual, e Pedro Nogueira, presidente da Associação Cabra Cega.

A Semana da Visão contou ainda com um convívio entre utentes, familiares e parceiros, que decorreu nas Tasquinhas das Festas da Cidade de Torres Vedras, e contou com a participação de Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. O programa contemplou ainda a realização de rastreios visuais, ações de sensibilização e atividades culturais.

A VI Semana da Visão foi organizada pelas câmaras municipais de Torres Vedras, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço em parceria com os agrupamentos de escolas Padre Vítor Melícias e Henriques Nogueira – que se destacam enquanto referência para alunos cegos e de baixa visão – e a Pax Óptica.

Publicado: 15.11.2018 - 10:21 horas