Segundo projeto municipal do "Comenius Regio" está na reta final

16.05.2015

No dia 28 de abril realizaram-se, em Múrcia, as Jornadas “Educar para a Igualdade de Género através da Música”.

Estas jornadas constituíram-se como a conferência final do projeto Comenius Regio que entidades portuguesas, sobretudo torrienses, e da Comunidade Autónoma de Múrcia, têm vindo a desenvolver subordinado à referida temática.

Nesta conferência foi efetuada a apresentação do mesmo, das respetivas atividades desenvolvidas e dos seus resultados e conclusões.

Na atividade participaram representantes dos parceiros portugueses deste projeto: Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, Académico de Torres Vedras, Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais e o Município.

Na ocasião foram apresentados os principais produtos finais do projeto: um CD áudio com canções alusivas ao tema respetivo, escritas, compostas e interpretadas por alunos (também em distribuição livre na internet); vídeos com danças abordadas pelos alunos (disponíveis também, como recurso pedagógico, na internet); e um pack educativo, com orientações e propostas de atividades pedagógicas (primeira versão, em inglês).

De referir que as atividades realizadas com os alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico do referido agrupamento de escolas no âmbito deste projeto distribuíram-se em duas vertentes: aplicação de um programa de aprendizagem socio emocional, construído e desenvolvido pelo Académico de Torres Vedras; e atividades de música no âmbito do enriquecimento curricular. No caso dos alunos do 2.º ciclo do ensino básico houve ainda atividades de Educação Visual.

No próximo dia 24 de junho realizar-se-á, em Torres Vedras, uma conferência também integrada neste projeto, igualmente subordinada à temática da Educação para a Igualdade de Género.

Nessa conferência serão oferecidos aos participantes os recursos construídos no âmbito do mesmo, nomedamente o pack educativo traduzido e adaptado para português, com ilustrações realizadas pelos alunos. Muito em breve, esta iniciativa será divulgada junto da comunidade escolar, vindo a integrar a apresentação ao vivo, pelos alunos, de algumas das canções compostas para este projeto.

A participação do Município neste projeto tem como objetivo contribuir para uma sociedade de respeito por todos os cidadãos e para uma educação cívica dos cidadãos para a Igualdade de Género.

Última atualização: 17.04.2020 - 16:55 horas