“+ Saúde”: Alunos do concelho participaram em teatro-debate sobre dependências

21.02.2019

Fotografia da sessão de teatro-debate na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, com os quatro atores em palco perante uma plateia de alunos daquele estabelecimento de ensino.

O programa “+ Saúde” promoveu sessões de teatro-debate em seis escolas do concelho de Torres Vedras, com o objetivo de alertar para situações de dependência que afetam os jovens aos dias de hoje. (In) Dependências é o nome do espetáculo ao qual assistiram 462 alunos das escolas Henriques Nogueira, São Gonçalo, Padre Vítor Melícias, Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras - APECI, Profissional Agrícola Fernando Barros Leal e Escola de Serviços e Comércio do Oeste - ESCO.

O espetáculo, apresentado pela associação USINA, era constituído por um prólogo e quatro situações que representavam dependências em torno de jogos de computador e do consumo de álcool e droga. À medida que a ação refletia comportamentos associados a este tipo de dependências, os alunos eram convidados a participar, subindo ao palco e demonstrando de que forma poderiam alterar a situação. Aos momentos em palco sucedia-se uma discussão coletiva que pretendia alertar para as causas e consequências deste tipo de comportamentos.

Em causa está uma forma de teatro comunitário que assenta na participação ativa do público, destacando a importância da opinião individual numa discussão coletiva.

Tendo como destinatários os jovens do 2º e 3º ciclo e do ensino secundário, as sessões de teatro-debate decorreram no âmbito do “+ Saúde”. O programa, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, já abrangeu 2.761 alunos ao longo deste ano letivo, através de iniciativas como workshops e showcooking de culinária saudável, ações informativas sobre educação postural, sessões de promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, medição do Índice de Massa Corporal dos alunos do 1º ciclo, lanches saudáveis e rastreios de saúde.

Última atualização: 22.02.2019 - 13:10 horas