Torres Vedras

Ruralidade veio de novo à cidade e à praia…

23.10.2019

Imagem da edição de outubro de 2019 da Feira Rural de Torres Vedras

O campo voltou a “visitar” a cidade e a praia…

Entre abril e outubro, Torres Vedras e Santa Cruz acolheram de novo feiras rurais, que trouxeram as cores, cheiros e sabores campestres a estes locais.

Nos primeiros sábados do mês, de maio a outubro (à exceção de agosto, em que a Feira Rural de Torres Vedras foi “passear” até ao Largo Jaime Batista da Costa, em Santa Cruz, no âmbito dos programas “Onda de Verão” e “Santa Cruz.365”), o melhor da ruralidade veio, entre as 8h e as 17h, ao centro da Cidade, onde, em cerca de 150 bancas, foi possível adquirir produtos típicos do Concelho e da região Oeste, nomeadamente: hortícolas; frutícolas; produtos certificados de agricultura biológica; flores; plantas aromáticas; produtos regionais e tradicionais; pastel de feijão de Torres Vedras; gastronomia e doçaria tradicional; pão, queijos e enchidos; vinhos; licores; mel; azeite; artesanato contemporâneo e tradicional; antiguidades; velharias; e artigos de colecionismo e numismática.

A principal novidade este ano da Feira Rural de Torres Vedras foi a sua extensão à Praça Machado Santos (vulgarmente conhecida como “Praça da Batata”), onde foi precisamente comercializado este produto agrícola, entre outros, por alusão à história desse espaço.

Este local contou ainda com animação musical, tendo no evento sido proporcionada mais, pelos ranchos folclóricos do Concelho e por outros grupos musicais itinerantes.

Outra novidade nesta feira rural foi o passeio de Burritos, que proporcionou, aos mais pequenos, poderem passear de burro, gratuitamente, pela mesma. Às crianças foi ainda facultado um serviço de babysitting. O comboio turístico voltou a fazer as delícias aos “miúdos” e “graúdos” que visitaram esta iniciativa municipal que, recorde-se, se realiza desde 2005, e que contou ainda com um espaço dedicado à gastronomia tradicional.

Já Santa Cruz, pelo segundo ano, teve também a sua feira rural.

Realizada em 2019 nos terceiros sábados de abril, maio e junho, das 8h às 17h, junto ao mercado desta estância balnear, proporcionou, em cerca de 50 bancas, doçaria, vinhos e artesanato, sendo que no interior do mercado, junto dos operadores desse espaço, esteve ainda à venda produtos como frutas, hortícolas, peixe, carne ou pão. A iniciativa contou também com animação musical.

Esta atividade integrou-se no programa “Santa Cruz.365”, tendo sido organizada pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia da Silveira.


voltar ao topo ↑