Ruivacos-do-Oeste continuam a regressar ao Alcabrichel

17.05.2017

Mais de 400 ruivacos-do-Oeste (Achondrostoma occidentale) foram libertados no rio Alcabrichel.

Essa ação aconteceu ontem, dia 16 de maio, na zona do Ramalhal, tendo a mesma contado com a presença da secretária de estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, e do presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes.

A Quercus, o MARE-ISPA, o Aquário Vasco da Gama e a Faculdade de Medicina Veterinária são os responsáveis pelo respetivo projeto, estando no âmbito do mesmo a ser reproduzida em cativeiro aquela espécie de peixe que estava em vias de extinção.

Recorde-se que o projeto ”Conservação ex situ de organismos fluviais” está em curso desde 2008, com o objetivo de reproduzir e manter populações ex situ de algumas das espécies de peixes de água doce mais ameaçadas no país, tendo este ano sido selecionado como projeto vencedor da iniciativa "Compensação Carbónica" da CTT Expresso.

No âmbito deste projeto, a reprodução de peixes em cativeiro é desenvolvida em instalações do Aquário Vasco da Gama, situado em Oeiras, e no Posto Aquícola de Campelo, estrutura disponibilizada pelo Município de Figueiró dos Vinhos e gerida pela Quercus, no âmbito de uma parceria estabelecida.

No final do processo de reprodução e ambientação em cativeiro, os repovoamentos de peixes são efetuados em troços dos rios de origem (dos indivíduos inicialmente capturados para reprodutores) que apresentem características favoráveis à sobrevivência e reprodução dos peixes. Sempre que possível, estes troços encontram-se associados a projetos de recuperação de linhas de água, envolvendo cidadãos e entidades que localmente efetuam uma monitorização mais ou menos formal destas.

Última atualização: 11.03.2019 - 17:59 horas