Roteiro “Cidadania em Portugal” passou por Torres Vedras

05.04.2017

O Roteiro “Cidadania em Portugal” passou por Torres Vedras no dia 3 de abril.

Trata-se de uma iniciativa que pretende desafiar as redes e as comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação. Por meio da mesma uma equipa de animação e comunicação e uma carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, apoiam a dinamização de atividades propostas por parcerias locais para pôr o país a pensar e a agir sobre as desigualdades, as discriminações e as violências que ainda persistem.

O itinerário desta carrinha em Torres Vedras teve início pela manhã no Largo de S. de Pedro, onde recebeu alguns elementos do Clube de Costura Sénior da Associação Incluir+, do núcleo da Boavista-Olheiros do Clube Sénior, do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual e do Grupo Ativo Comunitário que foram levados a refletir sobre aquelas temáticas.

No período da tarde, no auditório da Escola Secundária Henriques Nogueira, decorreu a ação “Educação para a Cidadania (Combate às Desigualdades/Igualdade de Género)”, destinada aos alunos envolvidos no Jogo do Município a frequentarem a Escola EB 2,3 de S. Gonçalo e o CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica), tendo na mesma participado cerca de 30 jovens estudantes. Nos trabalhos de grupo realizados foram definidos quatro tipos de problemas ("Discriminação de raça" / "Desigualdade no emprego" / "Igualdade de género" / "Discriminação de idades") e respetivas respostas e propostas de solução.

No final do dia, paralelamente à passagem do Roteiro “Cidadania em Portugal” por Torres Vedras e no âmbito do Roteiro para o Diálogo Inter-Religioso e Cultural, realizou-se no Auditório Municipal o debate “O papel e a responsabilidade da mulher em contexto religioso”, no qual estiveram presentes cerca de 70 participantes.

Última atualização: 12.03.2019 - 12:58 horas