Torres Vedras

Rotas Romani com atividades culturais para a inclusão das Comunidades Ciganas

02.02.2018

A III Edição do FAPE – Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas decorreu no dia 30 de janeiro e contou com a presença de Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e Pedro Calado, Alto-Comissá

Rotas Romani é o nome do projeto torriense que se foca na música cigana para aproximar esta comunidade à sua história e que pretende mostrar o seu impacto cultural no mundo.

O objetivo passa por combater o preconceito através de aulas de guitarra, percussão, canto, dança cigana e formação na área da produção de áudio direcionadas a jovens da comunidade torriense.

Este foi um dos 18 projetos aprovados no âmbito da III Edição do FAPE – Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC). A cerimónia decorreu no dia 30 de janeiro e contou com a presença de Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e Pedro Calado, Alto-Comissário paras as Migrações.

O projeto tem a duração de 18 meses e as atividades irão decorrer no espaço cultural Musicálareira, em Torres Vedras. No horizonte está a produção de um CD áudio (que será disponibilizado de forma gratuita em todas as escolas públicas do concelho), assim como um espetáculo a subir ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras, que pretende apresentar uma viagem musical e dançada que ilustre o percurso da rota cigana.  

O Rotas Romani é desenvolvido pelo Município de Torres Vedras em parceria com a Associação Letras Nómadas, o Académico de Torres Vedras e o Grupo Ativo Comunitário de Torres Vedras. A gestão do projeto está a cargo da Associação Musicálareira.

Última atualização: 02.02.2018 - 10:49 horas
voltar ao topo ↑