Rota dos encantos

01.01.2015

Rota dos encantos

Nesta edição, sugerimos que percorra o recém inaugurado percurso pedestre, PR9 – Rota dos Encantos, que percorre sobretudo a freguesia do Turcifal, mas também uma pequena parte das freguesias de Torres Vedras e Matacães e Runa e Dois Portos.

O percurso tem o seu início junto à Igreja Matriz do Turcifal, seguindo depois em direção à Junta de Freguesia, virando à esquerda para passar pela encantadora Capela do Espírito Santo. Após passar pelo complexo desportivo, segue por entre vinhas em direção ao Campo Real, passando pelos campos de golfe, até chegar à Cadriceira.

A partir daqui, tem início a subida à Serra do Socorro, por entre densos eucaliptais, que será recompensada por uma vista deslumbrante no seu topo, onde se situa a Ermida de N. Sra. do Socorro. Inicia-se então a descida, passando junto à Quinta de À-do-Guerra, seguida de nova subida à Serra do Monte Deixo. A descida para o Furadouro segue por uma parte do caminho militar, em que ainda é bem visível o seu característico empedrado.

Passado o Furadouro, tem início mais uma subida em direção ao Forte da Archeira, seguindo o percurso pela cumeada sobranceira à A8, passando também pelo Forte da Feiteira, antes de chegar ao Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira, situado junto a Figueiredo.

Segue depois em direção ao pouco visível Forte do Catefica, onde segue um dos trajetos mais bem preservados do caminho militar, que desce em direção à Mugideira.

Quase com o Turcifal à vista, ainda há tempo de passar pela Semineira, antes de regressar ao ponto de partida, junto da Igreja Matriz.

PR9

• O PR9 foi inaugurado no dia 25 de outubro de 2014, no âmbito das Festas da Cidade.

Trilhos GPS

Dados PR9

• A distância total é de 22km, chega aos 395m de altura e tem uma duração aproximada de 5 horas.

PR's E GR30

•  Torres Vedras possui já 9 Pequenas Rotas e 2 Grandes Rotas.
Última atualização: 26.09.2019 - 16:48 horas