Risco de rutura de freixo no Jardim da Graça

23.08.2019

Fotografia da pernada do freixo que caiu.

A Câmara Municipal de Torres Vedras informa que, na próxima semana, irá proceder ao abate de uma árvore que se encontra no Jardim da Graça, na cidade de Torres Vedras, devido ao elevado risco de rutura associado a este exemplar. Em causa está um freixo que se encontra junto às antigas instalações sanitárias daquele espaço.

O abate decorre na sequência da rutura de uma pernada [ramo grosso] de grandes dimensões no passado dia 6 de agosto, que acabou por cair na zona do passeio e na estrutura de cobertura das instalações sanitárias.

Durante o processo de remoção dos resíduos, os técnicos municipais concluíram que o lenho apresentava podridão em estado avançado. O incidente resultou, ainda, num ligeiro esgaçamento de parte do tronco da árvore em questão.

Sublinhe-se que não foi registada qualquer ocorrência de fenómenos meteorológicos extremos na data e hora em que o incidente ocorreu.

Uma vez que não é possível minimizar o risco de rutura associado a este freixo, a Câmara Municipal de Torres Vedras irá proceder ao seu abate por desmonte, que será levado a cabo pela equipa de Sapadores Florestais.

Publicado: 23.08.2019 - 11:56 horas