Revista internacional destaca impacto do projeto “Atitude Positiva”

13.01.2023

Fotografia do processo de preparação do projeto

O “Atitude Positiva” está em destaque na última edição da revista internacional Blue DOT, que aborda a relação entre saúde mental e aprendizagem socioemocional. É precisamente através da aprendizagem socioemocional que o projeto promove estilos de vida saudáveis e a redução de comportamentos de risco junto dos alunos das escolas básicas do concelho de Torres Vedras.

Projeto Atitude Positiva: lições de 18 anos na área é o título do artigo de opinião assinado pelos investigadores Vítor Alexandre Coelho e Marta Marchante, que aceitaram, desta forma, o convite lançado pela docente da Universidade de Riga, Baiba Martinsone.

Na opinião dos investigadores, o “Atitude Positiva” é mais eficaz junto de alunos mais novos, sendo que os alunos com competências socioemocionais mais baixas são os que mais beneficiam do projeto. As sessões devem estar incluídas no horário da turma. Outra das conclusões passa pela importância da estabilidade da equipa de implementação do projeto. Neste campo, os investigadores referem, ainda, a eficácia quando a sua implementação é feita por psicólogos.

Note-se que Vítor Alexandre Coelho é o coordenador do "Atitude Positiva", enquanto Marta Marchante integra a equipa desde 2009. O projeto é promovido pelo Académico de Torres Vedras com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, tendo como objetivo apoiar os alunos na transição de ciclo e prevenir o bullying.

A publicação Blue DOT reflete as prioridades e áreas de interesse da UNESCO, apresentando como tema global a relação entre educação, educação para a cidadania global, paz e desenvolvimento sustentável.

Última atualização: 13.01.2023 - 17:17 horas