Requalificação da zona do Choupal foi finalista dos "Green Project Awards"

25.01.2017

Um projeto da Câmara Municipal foi mais uma vez finalista dos Green Project Awards.

Trata-se da obra de requalificação da zona do Choupal, a qual foi nomeada para a categoria de “Cidades Sustentáveis” desta “espécie de Óscares da sustentabilidade nacional” como classifica o jornal Público esta iniciativa.

A entrega das distinções desta nona edição dos Green Project Awards aconteceu no dia 23 de janeiro, na Fundação Serralves, no Porto.

Em 2015 o projeto Torres ao Centro tinha também sido finalista dos Green Project Awards. À mais recente edição deste galardão concorreram mais de 100 projetos.

De referir que são objetivos do Green Projet Awards: premiar e reconhecer boas práticas em projetos, implementados em Portugal, que promovam o desenvolvimento sustentável, como complemento ao movimento de sensibilização para as temáticas da sustentabilidade, alertando e consciencializando a sociedade civil para a importância do equilíbrio ambiental, económico e social; dar visibilidade às entidades, empresas, pessoas e/ou instituições que identificaram uma oportunidade no apoio e promoção da sustentabilidade e que atuaram positivamente na construção do desenvolvimento sustentável; e reforçar a sustentabilidade com vista a uma repercussão positiva no comportamento dos cidadãos e decisores em geral, fazendo da inovação e eficácia um caminho para a sustentabilidade.

Recorde-se que a valorização paisagística de toda a área respetiva, a ligação criada entre as margens do rio Sizandro através de duas pontes que permitem a circulação pedonal e ciclável, associada à valorização deste troço da linha de água e a reconversão de uma zona urbana degradada foram os pilares da obra de requalificação da zona do Choupal. Este afigura-se como um parque contemporâneo assente nos fundamentos da sustentabilidade, onde se integram harmoniosamente os edifícios existentes (Ermida e antigo Posto de Turismo) com os novos equipamentos (cafetaria, Atelier dos Brinquedos, equipamento infantil e parque de merendas). Pretendeu-se com esta obra devolver o espaço à população, integrar a estrutura verde urbana, valorizar a linha de água, reconverter as margens e permitir o acesso à natureza, procurando dar resposta às atuais exigências sociais.

Última atualização: 03.10.2019 - 12:15 horas