Requalificação da Cerâmica do Pio

01.03.2016

Cerâmica do Pio

A Cerâmica do Pio, edifício situado na área dos Estaleiros Municipais, perto do Paul, está a ser alvo de uma intervenção no intuito de se potenciar o funcionamento desse espaço municipal e de se melhorar as condições de trabalho para os funcionários que laboram no mesmo.

Essa intervenção divide-se em três componentes.

Uma delas relaciona-se com a nave central do edifício, que se constituirá como uma zona social, a qual manterá a sua principal mais-valia estética, que é o tijolo à vista, tanto ao nível da fachada principal como nos pilares interiores. Destinar-se-á a toda a área operacional e contará com gabinetes, refeitório/copa, um bar, instalações sanitárias com duche para homens e mulheres, uma sala de formação, gabinete médico e gabinete de higiene e segurança no trabalho.

Outra componente da intervenção prende-se com a zona de armazém, que, como o próprio nome indica, destinar-se-á ao armazenamento de materiais, da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, sendo a restante área da mesma destinada a um espaço administrativo e a um wc. As obras que aí estão a decorrer visam a requalificação de todo o espaço interior e exterior respetivo, o que implica demolições das construções exteriores, pavimentação do piso e encerramento de toda a envolvente, de modo a isolar o armazém.

Por fim, a área destinada a trabalhos de serralharia e carpintaria terá o seu espaço interior e exterior restaurado e a sua cobertura recuperada.

• Área: cerca de 3700 m2
  • Custo: cerca de 500 mil euros