Remodelação da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-infância de Santa Cruz inaugurada no âmbito das comemorações do Centenário da implantação da República

08.10.2010

Santa Cruz tem uma escola renovada!

A obra de ampliação e requalificação do estabelecimento de ensino desta localidade, que se destina a crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, foi inaugurada no dia 5 de Outubro.

Tratou-se de uma das cem inaugurações de obras de carácter educativo realizadas naquele dia em Portugal de forma a assinalar o centenário da implantação da República no país.

O governo esteve representado naquele acto pelo secretário de estado Bernardo Trindade.

Refira-se também que pelo facto de 5 de Outubro ser o Dia Mundial dos Professores foram distribuídas na ocasião flores a docentes daquela escola. Antes disso o hino nacional, como aconteceu em vários locais de Portugal, foi cantado, por “miúdos e “graúdos”.

O edifício desse remodelado estabelecimento de ensino, que proporciona agora excelentes condições de aprendizagem e estadia a um máximo de 146 crianças, conta no seu piso térreo com duas salas de actividades, arrecadações, instalações sanitárias, uma sala de aulas, uma sala de prolongamento, uma biblioteca/centro de recursos educativos, uma sala polivalente, uma copa e um espaço exterior coberto.

Já o segundo piso desse edifício, que tem ligação ao primeiro por escadas e elevador, é constituído por três salas de aulas, uma sala para reuniões e um gabinete de trabalho para docentes.

De referir, igualmente, que nesta remodelada escola foi instalado novo mobiliário, material didáctico e equipamento informático.

No espaço exterior da mesma aplicou-se pavimento, para além de piso anti-derrapante na área próxima do equipamento lúdico existente; realizou-se arrelvamentos; criou-se uma horta pedagógica; requalificou-se o espaço desportivo; colocaram-se bancos; instalou-se painéis solares e iluminação led (o que se prende com a política de transformação de Santa Cruz numa “eco-urbe”); pintou-se o muro envolvente; substituiu-se a vedação; e plantaram-se três oliveiras centenárias que remetem para a principal efeméride assinalada em Portugal no dia 5 de Outubro deste ano.

Esta obra teve um custo de cerca de 600 mil euros (comparticipado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro).

Publicado: 22.04.2013 - 18:27 horas