Torres Vedras

“Relíquias” do campo voltaram a passear na cidade

06.11.2017

56 “relíquias” da atividade agrícola saíram das suas garagens e "invadiram" o centro de Torres Vedras em mais um Passeio de Máquinas Agrícolas Antigas realizado no âmbito das Festas da Cidade, no Dia de Todos os Santos (1 de novembro).

A maior parte dessas máquinas eram oriundas do concelho, mas de referir que algumas também vieram de concelhos vizinhos (Mafra e Sobral de Monte Agraço) e até de locais mais distantes (nomeadamente Rio Maior e Alverca).

Várias distinções foram atribuídas no âmbito desta iniciativa, nomeadamente: ao Badenia de 1922 de António José Fortunato (máquina mais antiga); a um Oliver de 1939 de Hélder Francisco (trator agrícola mais antigo), a quem foi também atribuída a distinção relativa ao participante com maior número de máquinas na atividade; a um Eicher de 1964 de Joaquim Dinis e a um F.A.P. de 1966 de José Rodrigues (máquinas de referência); e a José Luís Silva (pela qualidade das máquinas expostas).

De referir que a maioria das máquinas participantes neste passeio integra a Exposição de Máquinas Agrícolas Antigas que está patente durante as Festas da Cidade no Parque Regional de Exposições.

Recorde-se que as Festas da Cidade de Torres Vedras 2017 são organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Sacel, e têm como água oficial as Águas do Vimeiro.