Reflorestação Nacional passou mais uma vez pelo concelho

26.11.2013

À semelhança dos anos anteriores, o concelho acolheu o movimento nacional de reflorestação que decorre durante uma semana de novembro.

Assim, entre os dias 18 e 24 desse mês foram várias as atividades que o Município levou a cabo para assinalar a quarta edição da Semana da Reflorestação Nacional, uma iniciativa dinamizada pelo Movimento Plantar Portugal.

Dessas, saliente-se, como não poderia deixar de ser, as ações de plantação de árvores e, nomeadamente, as realizadas na recém-criada Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira. Nesse local ocorreram duas ações: uma no âmbito do projeto ProNatura, mediante o qual a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente e a Companhia de Seguros Allianz Portugal ofereceram mil plantas florestais ao concelho, tendo na ocasião alunos da Escola EB 2,3 D. Pedro V e voluntários desta empresa plantado 62; e outra em que alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo da Freixofeira plantaram 30 árvores de espécies autóctones. Para além destas ações de plantação, houve mais três no concelho inseridas na edição de 2013 da Semana da Reflorestação Nacional: uma no Parque Verde de Runa, no âmbito de uma parceria com o Jumbo Auchan Portugal Hipermercados, em que voluntários desta empresa e famílias plantaram 34 árvores; outra, na encosta do Castelo de Torres Vedras, em que alunos da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal plantaram 33 elementos arbóreos e arbustivos; e ainda uma outra, num espaço que está a ser reabilitado na Louriceira, em que alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo da Serra da Vila plantaram 16 árvores de espécies autóctones, tendo ainda lhes sido proporcionado um ateliê lúdico-pedagógico.

Ainda integrado nas atividades promovidas pelo Município no âmbito da mais recente edição da Semana da Reflorestação Nacional refira-se: a cedência de 950 plantas nos Viveiros Municipais; as ações de controlo e erradicação de infestantes na zona do ex-Karting de Santa Cruz em que participaram alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo da Escravilheira, da Escola Básica do 1.º Ciclo da Azenha Velha e do Centro Educativo da Ventosa; a iniciativa Esta árvore somos nós, mediante a qual alunos da Escola O Mundo da Criança, da Escola Básica do 1.º Ciclo do Sobreiro Curvo e da Escola Básica do 1.º Ciclo da Maceira criaram uma árvore a partir de materiais reutilizados, a qual está exposta no edifício do Centro de Educação Ambiental; e a realização da oficina de expressão plástica para crianças Esta floresta é nossa!, também neste último edifício.

Última atualização: 05.05.2020 - 17:07 horas