(Re)florestação nacional de novo pelo concelho...

27.11.2014

Continuando a (re)florestar o concelho, a Câmara Municipal participou mais uma vez na Semana da Reflorestação Nacional que teve a sua quinta edição entre os dias 17 e 23 de novembro.

Das ações que levou a cabo no âmbito dessa iniciativa saliente-se: a plantação de 25 árvores no Parque Verde de Runa, integrado na 3.ª fase de construção deste espaço, em que participaram utentes do Centro de Dia de Runa, bem como alunos da APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras) e da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal; uma ação de manutenção silvícola no Ecoparque da Serra da Archeira, em que participaram 27 alunos também deste último estabelecimento de ensino; e a conferência “Os grandes desafios do setor florestal”, realizada no auditório do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal e organizada pela ANEFA (Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente), a que assistiram cerca de 80 pessoas.

De referir, também, outras ações integradas no programa da Câmara Municipal relativo a esta quinta Semana da Reflorestação Nacional: a plantação de 60 arbustos e 25 pinheiros mansos pelo Agrupamento de Escuteiros 1183 (da Silveira), no “Pinhal da Senhora”; a plantação de 8 pinheiros com as turmas do 5.º ano de escolaridade da Escola Básica 2,3 de S. Gonçalo neste estabelecimento de ensino, a par da elaboração de marcadores de livro com a caraterização de espécies florestais pelos alunos do mesmo e a posterior tutoragem das árvores plantadas; a plantação de 3 castanheiros na Escola EB 2,3 do Maxial; a plantação de um salgueiro na Escola Secundária Madeira Torres no âmbito do projeto escolar “A Química entre nós”; a realização de um "Dia Aberto" nos Viveiros Municipais em que participaram 30 pessoas; e a cedência de espécies autóctones neste espaço a particulares, juntas de freguesia e outras entidades (334 arbustos e 1425 árvores).

Recorde-se que a Semana da Reflorestação Nacional é uma iniciativa que se realiza todos os anos por altura da celebração do Dia da Floresta Autóctone.

Na edição deste ano da mesma, e à semelhança das anteriores, pretendeu-se que cidadãos, escolas e freguesias se unissem ao movimento Plantar Portugal, dedicando esta semana à defesa e promoção da floresta nacional.

Última atualização: 24.08.2020 - 15:50 horas